09-12-2022
"GLYCOTwinning: Building Networks to Excel in Glycoscience" é o projeto que recebeu recentemente 1,5 milhões de euros no âmbito do Concurso Europeu Twinning 2020.
O projeto coordenado por Paula Videira, Filipa Marcelo e Angelina Sá Palma, investigadoras da UCIBIO da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA, terá agora mais três anos para desenvolver novas tecnologias para a saúde com base em glicanos.
Glicanos são açúcares que existem em todas as nossas células, explicam as investigadoras, e a investigação pretende desenvolver ferramentas que permitam identificar esses açúcares e como estes afetam a interação entre células, doentes e saudáveis. Outro dos objetivos do projeto é melhorar a plataforma tecnologica que já existe para detectar moléculas que contenham glicanos “maus” e permitir, depois de os conhecer, desenvolver moléculas que possam tratar esses glicanos. Esta investigação irá permitir desenvolver metodologias terapêuticas inovadoras.
O projecto é coordenado por investigadoras da UCIBIO na FCT Nova especialistas em glicociências, em parceria com o Center for Cooperative Research in Biosciences (CICbioGUNE), em Espanha, o Leiden University Medical Center (LUMC), nos Países Baixos, e o Imperial College London, no Reino Unido.
Na imprensa
Investigadores da Nova recebem três milhões para projetos que podem salvar vidas, (Jornal Económico)
3 milhões para projectos que podem salvar vidas (Novo Semanário)
Investigadora courense integra projeto que pode salvar vidas (Alto Minho Tv)