Ana Rita Duarte conquista a 13.ª Bolsa ERC da FCT NOVA

06-09-2022

Ana Rita Duarte, professora e investigadora do Departamento de Química da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA, acaba de ser distinguida com a bolsa Proof of Concept (PoC) do European Research Council (ERC), a mais reputada instituição de atribuição de fundos para a investigação científica e tecnológica na Europa. É a segunda bolsa ERC para a professora e a 13.ª para a NOVA FCT.

A bolsa, que terá um valor de 150 mil euros e uma duração de 18 meses, irá permitir o desenvolvimento do projeto “CryoDES – Nature-inspired Cryopreservation Systems using Natural Deep Eutectic Systems”. O projeto segue o trabalho que tem sido desenvolvido de criar novos sistemas de criopreservação com Sistemas Eutéticos Profundos, baseados em compostos naturais, um método inovador mais barato e sustentável.

Com este financiamento, a equipa irá realizar estudos de viabilidade técnica do produto, avaliar o valor comercial do produto, realizar um estudo de avaliação do mercado e elaborar um plano de comercialização.

Os projetos e resultados relacionados com as ciências da Vida e os biofarmacêuticos requerem tempo para se tornarem uma realidade devido à necessidade dos respetivos ensaios pré-clínicos e clínicos. Esta ação de PoC terá como resultado imediato a criação de uma start-up capaz de comercializar o CryoDES para fins de investigação, para o qual existe também um grande mercado. O CryoDES irá permitir terapias celulares mais verdes e seguras para todos.

Em 2017 a investigadora já tinha conquistado uma Consolidator Grant, pela ERC, pelo trabalho “Des.solve - When solids become liquids: natural deep eutectic solvents for chemical process engineering".

Em 2022, esta é a quarta Proof of Concept da ERC concedida a um investigador da FCT NOVA. Com estes resultados, a Escola vê mais uma vez reconhecida a excelência da sua investigação e volta a reforçar a sua posição de liderança no número de bolsas atribuídas aos seus investigadores, acumulando 13 bolsas conquistadas.

Na imprensa

Bolsas para Portugal para preservar terapias celulares e rebentar bolhas de desinformação, Público

Inspirado em sapos do Alasca, método de criopreservação desenvolvido por cientistas da FCT Nova é mais barato e menos tóxico, Exame Informática

Mais dois projetos portugueses aprovados para as bolsas Proof of Concept da ERC, FCT.IP