Ciência Viva: Estágio em Informática coloca estudantes do 9.º ano a construir programas para controlar pequenos robots

21-07-2022

O Departamento de Informática e o NOVA LINCS receberam, nos dias 11 a 15 de Julho, 10 jovens estudantes do 9.º ano de escolaridade para o estágio científico “Criar Futuro” na NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA.

Os jovens participaram em atividades de introdução às várias áreas da computação, nomeadamente Introdução à Inteligência Artificial, Programação de robots com a linguagem Ozobot blockly, Introdução à programação em C com Arduino, Implementação do jogo NIM em C com Arduino e Implementação de um componente de aprendizagem automática para que o Arduino possa jogar contra um humano.

Durante a semana os alunos construiram programas para controlar pequenos robots e a desenvolveram um jogo que integra conceitos de internet das coisas e inteligência artificial.

Os alunos realizaram ainda uma visita ao FCT FabLab e ao Campus de Caparica.

O estágio contou com a colaboração dos docentes Miguel Goulão (Coordenador), Carmen Morgado (Co-coordenadora), João Leite, Matthias Knorr, Pedro Medeiros e Vitor Duarte, dos estudantes Ana Ribeiro, Carolina Lopes, Dina Borrego, James Furtado, João Antão e Mariana Bonito, e dos não docentes Joana Dâmaso, Gracinda Caetano, Anabela Duarte, Cláudio Costa e Tarik Ali.

Este estágio inseriu-se no âmbito do programa Ciência Viva no Laboratório – Ocupação Científica de Jovens nas Férias, promovido pela Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, no qual a FCT NOVA participa desde 1997. Com esta colaboração a FCT NOVA promove o acesso à ciência aos mais novos e abre os seus laboratórios para estudantes do secundário, criando espaço para que os mais jovens se possam apaixonar pelas áreas das ciências e engenharia. Este ano a Escola recebeu 126 alunos em 30 atividades.

Na imprensa

Nova edição do Ciência Viva no Laboratório (República Portuguesa)

Começou a 26.ª edição do Ciência Viva no Laboratório (Ciência Viva)

Portugal em Direto: Lançamento do Ciência Viva no Laboratório 2022 (RTP)