Atividades de verão: Matemática está em todo o lado

26-07-2022

Entre os dias 4 e 8 de julho, o Departamento de Matemática e o NOVA Math - Centro de Matemática e Aplicações, proporcionaram a 15 jovens pré-universitários estágios que deram a conhecer como a matemática está em todo o lado.

A Matemática do comportamento Humano durante uma epidemia, Atravessando a cintura de asteroides e Problemas inversos foram os estágios que permitiram ter o contacto científico com a matemática. Os estudantes foram convidados a fazer uma modelação de uma epidemia, a construir um modelo de Simulação ou a reconstruir parâmetros de um modelo a partir de um conjunto de dados obtidos por simulação computacional.

Os investigadores que acompanharam estas atividades foram Paula Patrício, Paulo Doutor, Nelson Chibeles Martins e Nuno Martins.

Estes estágios decorreram no âmbito do programa Ciência Viva no Laboratório, no qual a FCT NOVA participa desde 1997. Este ano a Escola proporcionou 30 estágios a 126 alunos do secundário, que permitiram ter contacto com o mundo da investigação e apoiar nas decisões para o futuro académico e profissional.

Além destes estágios, o Departamento de Matemática ainda oferece duas escolas de verão com o objetivo de aprofundar conhecimentos na área e orientar os estudantes sobre saídas profissionais e aplicações da matemática. São elas a MatNova, que terá lugar em setembro,  e a MathIngenious, que decorreu entre os dias 6 e 8 de julho.

Na imprensa

Nova edição do Ciência Viva no Laboratório (República Portuguesa)

Começou a 26.ª edição do Ciência Viva no Laboratório (Ciência Viva)

Portugal em Direto: Lançamento do Ciência Viva no Laboratório 2022 (RTP)