NOVA lança concurso para criação de Residência Universitária na Caparica

11-04-2022

A Universidade NOVA de Lisboa acaba de lançar um concurso para a construção de uma residência universitária no Campus de Caparica. Esta residência, com capacidade para 550 camas, será o maior alojamento para estudantes, professores e investigadores na região de Almada.

A iniciativa da NOVA, que surge no contexto do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Campus da NOVA na Caparica, pretende melhorar as condições oferecidas à sua comunidade, atrair mais talento nacional e internacional, além de colmatar a falta de oferta deste tipo de alojamento em Almada.

Atualmente, a oferta residencial dedicada a estudantes na proximidade da FCT NOVA está concentrada na Residência Fraústo da Silva, com 220 quartos para um total de 8500 alunos.

A criação desta residência inclui-se num processo de transformação do Campus de Caparica num Parque Urbano, aberto à cidade e com uma oferta diversa de serviços disponíveis, quer para a comunidade académica, como para a comunidade envolvente.

“A existência de condições modernas, funcionais e atrativas é determinante para a criação de um ambiente saudável convidativo ao estudo e ao trabalho. A decisão da NOVA lançar esta iniciativa reforça decisivamente o ambiente live/work/play preconizado na filosofia do Innovation District de Almada. Em simultâneo viabilizará o alojamento de estudantes que vêm de outras partes do país e permitirá aumentar a internacionalização com a vinda de estudantes e investigadores estrangeiros que procuram a NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA ”,  explica Virgílio Cruz Machado, Diretor da FCT NOVA.

Desta forma, a NOVA dá seguimento a uma primeira fase de desenvolvimento do Innovation District, projeto apresentado em março de 2021, e que visa a criação de uma nova cidade global em Almada, com o intuito de conjugar um estilo de vida único e sustentável numa nova geografia de inovação e de conhecimento tecnológico.

O concurso para a nova residência foi lançado a 7 de abril, na acinGov (plataforma eletrónica de compras públicas destinada a todas as entidades sujeitas ao Código dos Contratos Públicos), tendo todos os interessados 90 dias a partir desta data para apresentar as suas propostas.

Na imprensa

Universidade NOVA lança concurso para residência universitária com 550 camas na Caparica (Jornal Económico)

Universidade Nova de Lisboa vai construir residência com 550 camas na Caparica (EchoBoomer)

Universidade Nova de Lisboa lança concurso para criação de Residência Universitária na Caparica (Brainsre.news)