Novos e melhores Ecopontos por uma comunidade mais sustentável

22-11-2021

Na estratégia por um campus mais sustentável, a NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA tem um plano para melhorar a sua gestão de resíduos e novas infraestruturas para aumentar as taxas de reciclagem. Cada estudante, professor, investigador e não docente é um agente de sustentabilidade, que deve ser incentivado a adotar comportamentos corretos para atingirmos o objetivo de aumentar a reciclagem na Escola e reduzir a quantidade de material reciclável enviada para aterro.

Em parceria com a Amarsul, foram instalados cinco Pontos de Recolha (PR), em locais estratégicos do campus, para a colocação de resíduos de gestão interna da Escola. Estes PR são de acesso condicionado e contêm contentores de grande capacidade, substituindo os atuais ecopontos (de elevação por grua).

A mesma colaboração também permitiu a criação de seis novos locais dotados com ecopontos de exterior, de acesso público, para deposição de resíduos indiferenciados e recicláveis (embalagens de plástico, vidro e papel). Estes ecopontos são geridos internamente e os resíduos são encaminhados ao PR mais próximo até que a entidade gestora proceda à sua recolha na FCT.

Todos os edifícios dispõem de ecopontos no interior, cuja quantidade tem vindo a ser reforçada gradualmente, bem como caixas para Pilhas e Acumuladores em todas as entradas e/ou secretarias de Departamentos.

A Escola também conta com dois Depositrões para REEE (Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos). Um contentor de grandes dimensões, que se encontra no Edifício VII (junto às vending machines) e um contentor para recolha de REEE, de menores dimensões, que se encontra na cave do Edifício Departamental (junto à porta de foles). Estes Depositrões servem para colocar equipamentos que necessitavam de corrente elétrica, uma pilha ou bateria para funcionar e que chegaram ao seu fim de vida, como eletrodomésticos, equipamentos informáticos, ferramentas elétricas e eletrónicas e instrumentos de monitorização e controlo.

Estas iniciativas estão integradas na FCT NOVA Sustentável, que reflete o compromisso da Escola em alinhar as suas atividades e responsabilidades com a Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Veja o mapa dos novos ecopontos aqui.