Luís Moniz Pereira é o primeiro Professor Emérito da FCT NOVA

12-11-2021

Luís Moniz Pereira

No passado dia 10 de novembro, a Universidade NOVA de Lisboa agraciou, com o título de Professor Emérito, Luís Moniz Pereira, professor e investigador do Departamento de Informática e do NOVA LINCS da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA, tornando-o no primeiro docente da escola com este título. A cerimónia decorreu durante a comemoração do Dia da NOVA.

O título de Professor Emérito é concedido pela Universidade NOVA de Lisboa de modo excecional aos professores catedráticos, aposentados, reformados ou jubilados, cuja contribuição para a atividade da sua unidade orgânica seja reconhecida de mérito especialmente relevante.

Luís Moniz Pereira é, de acordo com o Reitor, "uma referência em Portugal na área da Informática e em particular na Inteligência Artificial, tendo sido o principal responsável pelo arranque da investigação científica nesta área no nosso país. Agraciado com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Dresden, os seus trabalhos são de enorme notoriedade e o seu interesse pela IA desde cedo o levou a interessar-se pela Lógica Matemática que promoveu como ferramenta essencial para a automação computacional do raciocínio. Contribuiu para a implementação da linguagem Prolog, tendo-se estabelecido como um dos seus pais fundadores a nível mundial, reconhecido internacionalmente com prémios e distinções".

O Reitor destaca ainda que "para além da sua intensa atividade académica, o Professor Moniz Pereira foi fundador da Associação Portuguesa de Inteligência Artificial e tendo em atenção o crescente número de aplicações da Inteligência Artificial tem desenvolvido um trabalho interdisciplinar inovador na modelação computacional contribuindo de forma marcante para o seu estatuto de referência nacional e internacional".

Virgílio Cruz Machado, Diretor da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA, acrescenta “Incansável e curioso, Luís Moniz Pereira foi sempre uma força de criatividade e inovação, com uma capacidade de produção científica e académica notável.”

A proposta de atribuição do título partiu do Departamento de Informática da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA e foi aprovada unanimemente pelo Colégio de Diretores a 18 de março de 2021.

O agora Professor Emérito lançou recentemente o livro “Máquinas Éticas”, em co-autoria com António Lopes, cuja apresentação teve lugar no passado dia 27 de outubro na Sala do Senado da Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa.

Conheça mais sobre a carreira do Professor aqui.