Lição de Jubilação do Prof. Doutor José Augusto Legatheaux Martins

19-10-2021

Terá lugar, no dia 20 de outubro, às 15H00, no Grande Auditório da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA, a Lição de Jubilação do Professor Doutor José Augusto Legatheaux Martins, com o título "Internet: impacto, virtudes e limitações de uma arquitetura de rede com mais de 40 anos".

José Legatheaux Martins é professor catedrático de sistemas informáticos distribuídos e redes de computadores no Departamento de Informática (DI) da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA e investigador no NOVA LINCS. De 2007 a 2011 foi presidente do DI e vice-presidente da FCT NOVA para o Conselho Científico. Foi presidente da direção do Capítulo Português da Internet Society de 2017 a 2021, e é membro da ACM e membro sénior do IEEE.

Formou-se em Engenharia Informática em 1979. De 1983 a 1987 foi investigador no INRIA em França, na delegação central em Paris, onde trabalhou no desenvolvimento dos primórdios dos sistemas de operação distribuídos. No final de 1986 obteve seu doutoramento em Sistemas Distribuídos pela Universidade de Rennes em França. De 1988 a 1992 foi professor na Universidade de Lisboa e, a partir daí, na FCT NOVA. A sua investigação anterior estava relacionada com sistemas de operação distribuídos, replicação de dados distribuídos, sistemas móveis e sistemas CSCW. Atualmente, os seus principais interesses de investigação estão relacionados com o encaminhamento e gestão de redes de computadores e a evolução futura da Internet.

De 1990 a 1994 liderou o projeto nacional que estabeleceu o ramo português da Internet e liderou o PUUG – Grupo Português de Utilizadores de Sistemas Unix e a filial portuguesa da EUnet, organizações sem fins lucrativos que promoviam os Sistemas Abertos, a rede TCP/IP e a adoção da Internet. Em 1996 foi o principal fundador de um ISP português que foi adquirido em 2000 pela Qwest Communications Company. De 2000 a 2004 atuou como consultor e membro não executivo do conselho de gestão da Companhia KPNQwest Portugal.

Na imprensa

José Augusto Legatheaux. A última aula do "pai" da internet em Portugal (Jornal i)

José Augusto Legatheaux. A última aula do "pai" da internet em Portugal (Sol)