Investigadores da FCT NOVA estudam eficácia de nova ferramenta de otimização de cadeias de abastecimento

27-09-2021

A Thyssen Krupp Materials Processing Europen apresentou recentemente o "Pacemaker", um software baseado em IA que garante um fluxo de material uniforme e menor consumo de recursos.

Uma equipa da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA realizou o estudo de desempenho da ferramenta e a sua eficácia, sob a liderança de António Grilo, professor do Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial e investigador do UNIDEMI. O projeto também contou com a colaboração de Regina Bispo e Isabel Gomes, professoras do Departamento de Matemática e investigadoras do NOVA Math, e do estudante de doutoramento em Engenharia Industrial, Francisco Melro.

Esta nova ferramenta permite aumentar a segurança do abastecimento, reduzir os stock e, assim, tornar mais eficiente o processo produtivo. O algoritmo já está a ser utilizado por alguns fornecedores da indústria automóvel do parque industrial português Autoeuropa.

Foto: @thyssenkrupp Materials Services

Na imprensa

More speed in the supply chain: The AI solution "Pacemaker" from thyssenkrupp (Thyssen Krupp)