Bernardo Toninho e Luís Caires recebem Prémio “10 Year Most Influential Paper Award”

21-07-2021

O artigo dos investigadores do NOVA LINCS e docentes do Departamento de Informática da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA, Bernardo Toninho e Luís Caires, em conjunto com Frank Pfenning de Carnegie Mellon University, intitulado “Dependent session types via intuitionistic linear type theory”, recebeu o Prémio “10 Year Most Influential Paper Award”.

O trabalho, publicado na conferência ACM SIGPLAN Symposium on Principles and Practices of Declarative Programming (PPDP) em 2011, propôs o conceito de tipos de sessão dependentes, uma técnica de especificação e verificação altamente expressiva para programas concorrentes de troca de mensagens, capaz de verificar propriedades de correção funcional e de comunicação de programas sem os executar. A investigação foi realizada no âmbito do projeto INTERFACES CMU | Portugal (PIs: Caires e Pfenning) e foi uma componente chave da tese de doutoramento de Bernardo Toninho. O prémio será entregue na edição deste ano da conferência, em setembro.

Este prémio é atribuído anualmente a um artigo publicado na edição da conferência PPDP ocorrida 10 anos antes e destina-se a reconhecer a contribuição dos autores para a influência da conferência PPDP na área de programação declarativa.