Estratégia Nacional para o Mar 2021-2030 apresentada à comunidade da NOVA, no dia 25 de Junho

18-06-2021

No próximo dia 25 de junho, a NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA recebe Helena Vieira, Diretora Geral da Direção-Geral de Política do Mar para uma sessão de apresentação da Estratégia Nacional para o Mar 2021-2030 (ENM 2021-2030), no âmbito do projeto EMPORIA4KT.

A sessão, que decorrerá via zoom e com início às 11h30, é aberta a toda a comunidade NOVA e pretende dar a conhecer a ENM 2021-2030, instrumento que traça o rumo para a política pública do Mar na próxima década. Assente na importância do conhecimento científico, na proteção do Oceano, na valorização dos serviços dos ecossistemas marinhos e no reconhecimento do seu papel como vetores de desenvolvimento sustentável e, em paralelo, na robustez dos setores tradicionais e emergentes da economia azul, e alinhada com politicas internacionais, a ENM 2021-2030 torna-se fundamental para orientar as actividades de I&D+I.

O encontro enquadra-se na segunda sessão “Train & Act - Blue Economy Technology Transfer Programme”, promovido pelo projecto Interreg Atlântico EMPORIA4KT, coordenado pela NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA. Este programa tem como objetivo capacitar investigadores para a transferência de conhecimento no setor da Economia Azul. É determinante que as rotas de transferência de tecnologia para o mercado estejam alinhadas com as políticas públicas nacionais e internacionais deste sector.

O EMPORIA4KT é um projeto do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) do Espaço Interreg Atlântico da União Europeia coordenado pela FCT NOVA, através do Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial e do Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, composto por 15 parceiros de 5 países europeus no Espaço Atlântico. O projeto está a trabalhar para estabelecer vínculos entre a academia, as empresas e o governo, com o propósito de promover a inovação e a competitividade na Economia Azul no Espaço Atlântico.

Para participar na sessão bastará aceder ao link.

Mais informações aqui.