Notícias

Notícias

Projeto SUPERSMART vence prémio europeu

06-04-2021

O projeto de investigação SUPERSMART, financiado pelo EIT RawMaterials e que conta com a participação da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA, venceu recentemente o Prémio de Melhor Demonstrador de Projetos com financiamento público em 2021 pela Organic and Printed Electronics Association.

O projeto demonstrou que os componentes eletrónicos impressos, como sensores e etiquetas inteligentes em papel, podem desempenhar um papel essencial na construção de um ambiente inteligente para produção, venda e logística.

O consórcio do projeto é composto por 11 parceiros da indústria e do meio académico, incluindo a NOVA School of Sciences and Technology | FCT NOVA. A equipa de investigação do CENIMAT | i3N na NOVA FCT, liderada por Rodrigo Martins do grupo MEON, foram responsáveis pelo desenvolvimento de tintas óxidos metálicos semicondutores alternativos, ecologicamente sustentáveis e economicamente rentáveis, e seus escalonamentos, que permitiram: demonstrar que os materiais escalados têm a mesma qualidade para técnicas de alta produtividade como o roll-to-roll em comparação com os materiais processados no laboratório.

Na imprensa

Eletrónica de papel. Consórcio internacional com a Universidade Nova de Lisboa ganha prémio europeu (Expresso)