02-03-2021
HIGHLIGHT, ideia da equipa de Nano-Fotónica coordenada por Manuel J. Mendes, professor no Departamento de Ciência dos Materiais e investigador no CENIMAT da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA, é finalista e candidata ao Prémio IN3+, o maior prémio dedicado à inovação em Portugal.
O HIGHLIGHT pretende desenvolver uma tinta composta por nanopartículas que permitem manipular a luz, dando a possibilidade única de variação ótica visível ou invisível ao olho humano. De acordo com os criadores, este produto poderá ser muito útil ao mercado de anti-contrafação, por exemplo para aplicar em todo o tipo de documentos e selos de segurança.
Esta terceira edição contou com 87 candidaturas de mais de 30 entidades, entre Universidades, Centros de Investigação, empresas e startups, de norte a sul do País, incluindo, pela primeira vez, participações a nível internacional. Destas submissões, apenas cinco foram selecionadas para a final e três sairão vencedoras.
A divulgação dos resultados e entrega do prémio deverá decorrer, previsivelmente, no mês de março.
Conheça as restantes ideias aqui.
Acompanhe todos os projetos e informação em premioin3mais.pt.
Na imprensa
3 ideias para mudar o futuro: conheça os projectos finalistas do prémio IN3+ (Público)