Nova plataforma ajuda o setor do vinho a enfrentar as alterações climáticas

31-03-2021

VINEAS

A VINEAS é a nova plataforma para o setor do vinho que pretende promover o desenvolvimento de estratégias e soluções de adaptação às alterações climáticas. A plataforma foi lançada oficialmente no dia 30 de março com a presença de mais de 30 profissionais da área da Vinha e do Vinho, de todo o país.

A VINEAS é resultado do projecto MEDCLIV liderado em Portugal pela NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA, cofinanciado pelo EIT Climate-KIC, que une cinco países da região Mediterrânica, uma das mais afetadas pelas alterações climáticas.

Numa altura em que as questões como a sustentabilidade são cada vez mais prementes no setor da vinha e do vinho, o MEDCLIV vem dinamizar o ecossistema nacional, tendo como principais objetivos a caracterização do setor nas suas preocupações climáticas e o desenvolvimento de eventos participativos e de cocriação. O projeto atingiu um dos principais objetivos com o lançamento da plataforma VINEAS.

A plataforma VINEAS agrega a informação, conhecimento e resultados práticos do projeto que pretende mitigar as alterações climáticas no setor do vinho, reunindo os agentes de Portugal que podem partilhar os seus próprios projetos e resultados de sustentabilidade. O objetivo final é que a plataforma seja um espaço de partilha de soluções gerais e específicas para a vinha, com dados atualizados e um mapa relacional e geográfico.

O projecto MEDCLIV é liderado em Portugal pela NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA e decorre em mais quatro países mediterrâneos: Espanha, Itália, França, Eslovénia e Chipre. As restantes parcerias do projeto são: a Fundação Edmund Mach e o Instituto de BioEconomia (Itália); o Instituto Nacional de Investigação para a Agricultura, Alimentação e Ambiente e do Centro de Investigação Agrícola para o Desenvolvimento (França); a Universidade Politécnica de Valência (Espanha); Instituto Nacional de Química (Eslovénia); e Universidade de Tecnologia do Chipre.

Na imprensa

VINEAS - a plataforma que ajuda o setor do vinho diante das alterações climáticas (Tribuna Alentejo)

NOVA School of Science and Technology lança plataforma para ajudar setor do vinho a enfrentar alterações climáticas (Diário do Sul)

NOVA School of Science and Technology lança plataforma para ajudar setor do vinho a enfrentar alterações climática (Beira News)