Marcos Cueto, reconhecido historiador da medicina, na 4.ª Distinguished Lecture CIUHCT

03-12-2020

Marcos Cueto

Marcos Cueto, reconhecido historiador da ciência e da medicina, sobretudo na América Latina, na Europa e nos Estados Unidos, é o orador convidado da 4.ª edição das Distinguished Lectures CIUHCT (Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia), que terá lugar no próximo dia 10 de dezembro, às 17h00

Sob o tema “Historia Y Epidemias”, Marcos Cueto irá  debruçar-se sobre estudos de caso do século XX, no contexto dos estudos históricos sobre as epidemias, que incluem os seus aspetos sociais, políticos e culturais.

Marcos Cueto é historiador de Ciência e Medicina, focando-se também em História Mundial da Saúde e na História do HIV/SIDA no Brasil. É Professor de História da Casa de Oswaldo Cruz, em Fiocruz, no Rio de Janeiro, e editor da revista académica "História, Ciências, Saúde-Manguinhos".

Estudou na Pontificia Universidad Católica del Perú, em Lima, e na Columbia University, em Nova Iorque, e tem sido Professor Visitante em várias instituições internacionais, como o Graduate Institute (Institut de Hautes Études Internationales et du Développement), Princeton University, Stanford University, New York University e Woodrow Wilson International Center. Até 2011, foi Diretor do Instituto de Estudios Peruanos, em Lima.

O seu trabalho tem-se debruçado sobre a América Latina e saúde internacional. Entre as suas publicações, destacam-se "A History of Medicine and Public Health in Latin America", com Steve Palmer (Cambridge University Press 2015) e "Cold War and Deadly Fevers: Malaria Erradication in Mexico, 1955-1970" (John's Hopkins University Press 2007).

Em 2016, o livro que co-escreveu com S. Palmer recebeu o prémio George Rosen award from the American Association for the History of Medicine. Mais recentemente, publicou, juntamente com Ted Brown e Elizabeth Fee, "The World Health Organization: A History".

Este ano a palestra decorrerá online via plataforma zoom.

Mais informações aqui