Exposição Plasticidade premiada pela Associação Portuguesa de Museologia

16-12-2020

Plasticidade

A exposição "Plasticidade – Uma História dos Plásticos em Portugal", que contou com a colaboração do Departamento de Conservação e Restauro (DCR) e do Centro Interuniversitário de História da Ciência e da Tecnologia, foi recentemente distinguida nos Prémios da Associação Portuguesa de Museologia (APOM).

A mostra angariou 4 prémios: Prémio especial em boas práticas para o Museu de Leiria, Prémio Trabalho de Museologia, Menção honrosa em intervenção de Conservação e Restauro e Menção honrosa para exposição temporária à exposição Plasticidade. O trabalho de conservação e restauro foi coordenado por Susana França de Sá, professora e investigadora do DCR e LAQV/Requimte na FCT NOVA.

A exposição "Plasticidade – Uma História dos Plásticos em Portugal" resulta da parceria entre o Município de Leiria| Museu de Leiria (ML) e o projeto de investigação “O Triunfo da Baquelite – Contributos para uma História dos Plásticos em Portugal”, coordenado por Elvira Callapez, e desenvolvido no Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia – (FCUL e FCT NOVA) e financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

A qualidade da mostra já tinha sido reconhecida com a atribuição do "Dibner Award Prize for Excellence in Museum Exhibits (2019)".

A 25.ª edição da Cerimónia de Entrega de Prémios da APOM, decorreu no passado dia 10 de dezembro de 2020.

Na imprensa

Museu de Leiria ganha dois prémios APOM 2020 e duas menções honrosas (Jornal de Leiria)

Museu de Leiria recebe dois prémios e duas menções honrosas da APOM (Região de Leiria)