Notícias

Notícias

FCT NOVA usa inteligência artificial na luta contra o COVID-19

09-11-2020

José Barata Oliveira, investigador da UNINOVA e professor do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da FCT NOVA, lidera um dos projetos selecionados no âmbito do concurso “AI 4 COVID-19”, promovido pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

O projeto “COVOICE-19 - Ferramenta de Apoio à Identificação, Diagnóstico e Prognóstico da Doença COVID-19 com recurso a Inteligência Artificial e Ciência dos Dados” foi um dos 12 recomendados para financiamento no âmbito do Concurso para Projetos de IC&DT “AI 4 COVID-19: Ciência dos Dados e Inteligência Artificial na Administração Pública para reforçar o combate à COVID 19 e futuras pandemias – 2020”. Os resultados da investigação em curso irão ajudar a encontrar soluções para se melhorar significativamente a prestação de serviços aos cidadãos e empresas, e também os processos de decisão.

O projeto liderado pelo UNINOVA /CTS ainda envolve Ricardo Peres (co-investigador responsável) e será feito em cooperação com o Hospital Egas Moniz (Clara Capucho - Unidade de Voz e Kamal Mansinho e Jaime Nina - Unidade de Infeciologia). Clara Capucho e Jaime Nina são também professores da Faculdade de Medicina da Universidade Nova de Lisboa.

O objetivo principal do projeto COVOICE-19 é o desenvolvimento de modelos baseados em Inteligência Artificial, mais precisamente Aprendizagem Automática, para apoiar as atividades nos contextos clínicos de rápido diagnóstico e de prognóstico em casos suspeitos ou detetados de COVID-19, respetivamente. Estas atividades serão executadas tendo por base um conjunto de dados colecionados e agregados a partir de diferentes fontes no decorrer do projeto, tirando proveito da expertise e colaboração próxima com a equipa do Hospital Egas Moniz, sendo este aberto para promover o avanço da investigação sobre esta temática por parte da comunidade científica. Adicionalmente, serão implementadas aplicações para operacionalizar os modelos desenvolvidos de forma a torná-los facilmente utilizáveis por parte tanto da população em geral como dos próprios profissionais do sistema de saúde, sem necessidade de conhecimentos prévios na área da aprendizagem automática.

O concurso AI 4 COVID-19 está enquadrado na Iniciativa Nacional Competências Digitais e.2030, Portugal INCoDe.2030, no Eixo 5 – Investigação e corresponde à 3.ª edição de concursos anuais do programa para a investigação em Ciência dos Dados e Inteligência Artificial na Administração Pública.