FCT NOVA participa na 2ª Conferência Campus Sustentável 2020

05-11-2020

Encontro anual Rede Campus Sustentável, CCS2020

Encontro anual dos membros da Rede Campus Sustentável, Portugal, no final da CCS 2020 (30.10.2020)

A FCT NOVA foi uma das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas a participar na 2ª Conferência Campus Sustentável (CCS 2020), um evento promovido pela Rede Campus Sustentável, Portugal (RCS), com organização pelo Instituto Politécnico de Tomar, que decorreu no dia 30 de outubro de 2020.

A Conferência CCS2020, que teve como tema “Iniciativas Inteligentes para um Campus Sustentável”, celebrou as iniciativas e a inovação que as IES em Portugal estão a desenvolver em prol da Sustentabilidade nos campi, assim como, promoveu a reflexão, debate e troca de ideias sobre o papel do Ensino Superior na implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.

Presentes nesta conferência 100% virtual estiveram vários membros da comunidade da FCT NOVA, nomeadamente: Joana Santos, em representação da FCT NOVA Sustentável com a comunicação intitulada “Estratégia FCT NOVA Sustentável: Iniciativas para tornar o Campus + Sustentável"; Antje Disterheft, investigadora do CENSE, como Moderadora de Sessões Paralelas; Sandra Caeiro, do CENSE, como moderadora de sessões e com as comunicações “Um curso massivo aberto online sobre Educação para o Desenvolvimento Sustentável: Avaliação de uma Experiência”, “Percepções e atitudes dos jovens sobre o Desenvolvimento Sustentável: o caso de uma parceria entre IES e as Escolas na Beira Baixa” e, “Assessment of a pilot experience of teaching sustainability through everyday life in european university students”; Carla Farinha, do CENSE, como membro da Comissão de Programa da CCS 2020; e Ana Moreira, docente do Departamento de Informática da FCT NOVA e investigadora do NOVALINCS, como membro ativo em vários Grupos de Trabalho da RCS.

Na véspera da Conferência, no dia 29 de outubro de 2020, teve lugar o Pré-Evento, que reuniu os vários Grupos de Trabalho da Rede num momento de partilha e reflexão. Neste encontro foi possível dar a conhecer o trabalho realizado pelos grupos durante o último ano letivo e planear as atividades a desenvolver no ano letivo 2020-21.

Pré-evento CCS 2020, Rede Campus Sustentável, Portugal (29.10.2020)

Pré-evento da CCS 2020, da Rede Campus Sustentável, Portugal (29.10.2020)

A próxima edição da Conferência Campus Sustentável (CCS 2021) terá lugar nos dias 28 e 29 de outubro de 2021, com organização pelo Instituto Politécnico de Lisboa.