Simpósio Científico encerra as escolas de verão dos centros de investigação LAQV e UCIBIO

27-10-2020

Foto: lab.elearing FCT NOVA

Três dias de apresentações científicas, debate e celebração deram por terminados os trabalhos das escolas de verão dos centros de investigação LAQV - Laboratório Associado para a Química Verde e UCIBIO - Unidade de Ciências Biomoleculares Aplicadas da FCT NOVA, que decorreram ao longo dos últimos três meses no Departamento de Química.

O Simpósio Científico, que decorreu entre os dias 21 e 23 de outubro, reuniu mais de 30 apresentações de participantes e convidados. Na sessão de abertura estiveram presentes Susana Filipe Barreiros, Presidente do Departamento de Química, e os coordenadores dos dois centros de investigação da FCT NOVA.

As escolas de verão permitiram introduzir alunos de vários níveis de formação, desde finalistas/recém-licenciados a estudantes de mestrado e até pré-doutorandos, a várias práticas de investigação científica. Os participantes puderam desenvolver ou colaborar num projeto experimental, ampliar as competências em comunicação de ciência, análise crítica de resultados, pensamento crítico e trabalho em equipa, características fundamentais para o trabalho em ciência.

As duas escolas decorreram no âmbito da iniciativa “Verão com Ciência” promovida pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Esta consubstancia um apoio especial a “Escolas de Verão” em Politécnicos e Universidades lançada no verão de 2020, especificamente para apoio a atividades presenciais de estudantes, docentes e investigadores, incluindo soluções inovadoras associadas ao Programa de Estabilização Económica e Social, de resposta à pandemia de COVID-19.