Notícias

Notícias

Projeto Floresta Limpa explora a inteligência artificial e realidade aumentada na prevenção de incêndios

29-07-2020

O projeto “Floresta Limpa - Vigilância automática e participada das zonas de proteção contra incêndios florestais”, liderado pelo NOVA Laboratory for Computer Science and Informatics, vai aplicar técnicas inovadoras de inteligência artificial e realidade aumentada para minimizar o risco e impacto dos incêndios florestais através da contínua monitorização da limpeza e manutenção das faixas de gestão de combustível de incêndios, tal como estipulado legalmente, de forma a proteger vidas humanas, florestas, meio ambiente e bens materiais.

Potenciando os dados resultantes do levantamento de características dos padrões temporais de índices de vegetação, obtidos a partir da informação satélite, através de inteligência artificial e algoritmos de aprendizagem automática, o sistema desenvolvido pelo Floresta Limpa avaliará automática e  regularmente o estado de limpeza das faixas de gestão de combustível de incêndios, assim como a evolução do material combustível de outras áreas de interesse a monitorar recentemente ardidas, desflorestadas ou plantadas, que acabam por contribuir ou funcionar como áreas de contenção da propagação dos incêndios. A informação de deteção remota será combinada e validada com informação recolhida no terreno. Adicionalmente, será ainda integrada uma aplicação para smartphone, explorando realidade aumentada quer na recolha de informação in situ quer na apresentação de informação, de forma a facilitar e a auxiliar o trabalho e a contribuição das autarquias, autoridades e do público em geral.

O projeto é coordenado por Carlos Viegas Damásio, investigador do grupo Knowledge-Based Systems do NOVA Laboratory for Computer Science and Informatics (NOVA LINCS), e foi selecionado para financiamento no Concurso para Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico, no âmbito da Prevenção e Combate de Incêndios Florestais, promovida pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, no qual foram selecionados 19 projetos de entre  81 candidaturas avaliadas.

Os projetos financiados no âmbito deste concurso têm como objetivo promover a investigação científica e a inovação, permitindo a produção de novos conhecimentos e fortalecendo as competências técnicas, em diferentes áreas importantes para a prevenção e o combate de fogos rurais, numa perspetiva multidisciplinar, incorporando uma componente de divulgação e de aplicação dos resultados que venham a ser obtidos.

A  equipa do projeto integra ainda os investigadores do NOVA LINCS Fernando Birra e Teresa Romão (Multimodal Systems), João Leitão (Computer Systems), João Moura Pires e Susana Nascimento (Knowledge-Based Systems), em colaboração interdisciplinar no contexto da linha temática “Computing for Sustainability” do Laboratório.

O projeto Floresta Limpa conta com a participação do INESC ID, Instituto Português do Mar e da Atmosfera, I. P. (IPMA), do Município de Mação e da Navigator Forest Portugal S.A..