Edital para a atribuição de bolsas de investigação a estudante de doutoramento - Reabilitação das vias férreas

20-04-2020

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação de estudante de doutoramento na área de Reabilitação das vias férreas, nas seguintes condições:

Área Científica: Engenharia Mecânica e Estrutural

Requisitos de admissão

a) estar inscrito num doutoramento.

Candidatos que tenham obtido o grau no estrangeiro devem ter o grau reconhecido em Portugal, nos termos do Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de agosto.

Plano de trabalhos: Os trabalhos propostos têm por objetivo desenvolver modelos simplificados, capazes de representar troços de via de acordo com as condições atuais, e fornecendo resultados das análises dinâmicas durante um período de tempo razoável. Para atingir este objetivo será necessário desenvolver dois módulos de geração automática de dados. Um destes módulos, chamado o Módulo de correspondência, terá por objetivo determinar dados de entrada aos modelos simplificados, derivados dos modelos tridimensionais. Devido a uma grande incerteza nos dados de entrada, a calibração numérica irá utilizar na primeira fase design of experiments para identificar fatores do modelo decisivos e as suas interações, e na segunda fase estes fatores serão sujeitos a adaptação do modelo estocástica. O Módulo de correspondência será desenvolvido para conseguir incorporar várias medidas de reabilitação e, assim, os modelos simplificados fornecerão os índices de desempenho antes, e depois da implementação da intervenção, o que possibilitará de uma forma quantitativa avaliar o valor aditivo da reabilitação em termos de parâmetros de desempenho dinâmico da via. O outro módulo servirá para automação de carregamento de dados provenientes da monitorização da via para identificar modelos tridimensionais. Este módulo terá de ser acompanhado por uma adaptação de dados recolhidos, visto estes, apesar de conseguirem representar a geometria da via de uma forma exata, podem ser incompletos na especificação da via em profundidade. Neste desenvolvimento será necessário assegurar que os dados recolhidos irão formar um modelo tridimensional fisicamente viável. Os resultados das análises através dos modelos simplificados irão formar uma base de dados extensa que será incorporada numa plataforma de acesso online livre e sujeita a uma análise custo-benefício, ponderando outros fatores do que o desempenho dinâmico, mas que faz parte do trabalho desenvolvido por colaboradores.

Legislação e regulamentação aplicável: Lei n.º 40/2004, de 18 de agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) na redação que lhe foi dada pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de agosto; Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, disponível em

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no IDMEC-Instituto de Engenharia Mecânica e no Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Ciências e Tecnologia, sob a orientação científica da Professora Doutora Zuzana Dimitrovová.

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em outubro de 2020, eventualmente renovável até ao máximo de 12 meses.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €1.064, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País

(http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores ), sendo o modo de pagamento por Transferência Bancária.

Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes:

(i) adequância das áreas dos cursos concluídos (bacharelado e mestrado) e do doutoramento ao plano de trabalho;

(ii) avaliação curricular;

(iii) conhecimentos de utilização do software comercial de elementos finitos;

(iv) avaliação específica do desempenho nas disciplinas de dinâmica e afins;

(v) envolvimento em tarefas de investigação;

com a respetiva valoração de 20% em cada um dos pontos mencionados acima.

Composição do Júri de Seleção: Prof. Z. Dimitrovová (IDMEC, presidente), Prof. H.C. Rodrigues (IDMEC, vogal), Prof. J.M. Guedes (IDMEC, vogal)

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Todos os candidatos serão notificados através de e-mail do Resultado Final da Avaliação.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 1 de maio a 15 de maio

As candidaturas devem ser formalizadas, através do envio dos seguintes documentos: Curriculum Vitae; certificado de habilitações; carta de motivação, comprovativo de inscrição em ciclo de estudos conducente à obtenção de grau de doutor.

Estes documentos deverão ser enviados via e-mail para: zdim@fct.unl.pt

Link para anúncio no Eracareers