Investigadora da FCT NOVA integra equipa vencedora do Prémio de Investigação Colaborativa Santander/NOVA

18-09-2019

Prémio de Investigação Colaborativa Santander/NOVA

Ana Pimentel, investigadora do CENIMAT/I3N da FCT  NOVA, em colaboração com Vanessa Jorge Pereira, do Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier (ITQB) – IBET, também da NOVA, foram as grandes vencedoras da 12.ª Edição do Prémio de Investigação Colaborativa Santander/NOVA 2018/2019 com o projeto “PlaTiNa – Plataformas de baixo custo à base de nano-heteroestruturas de TiO2/WO3 para aplicar em fotocatálise”.

Este projeto investiga a forma como se poderá combater a presença de produtos farmacêuticos e de pesticidas nas águas residuais e subterrâneas, assim como na água potável, indicados pela União Europeia como poluentes de tratamento prioritário, devido à sua alta toxicidade. As principais preocupações são com os analgésicos, antibióticos e antiepiléticos que se mostraram resistentes aos tratamentos de águas residuais.

Durante o estudo, as investigadoras irão trabalhar com nanoestruturas de óxido de titânio e de tungsténio, que serão colocadas em superfícies de vidro ou poliméricas, sendo posteriormente expostas à presença dos compostos a degradar, sob radiação solar.

Segundo Ana Pimentel, “a intenção é perceber a eficácia destes tratamentos na remoção de poluentes químicos como, por exemplo, os antibióticos, porque mesmo quando presentes na água em concentrações muito baixas podem contribuir para o aparecimento de resistências”. Como lembra a investigadora Vanessa Jorge Pereira, “neste momento no mundo há 800 milhões de pessoas que ainda não têm um abastecimento de água seguro e daí a importância de se proceder a este estudo, uma vez que a colaboração vai permitir testar materiais que já são usados normalmente, agora em novos poluentes das águas”.

O Prémio foi entregue hoje, na Reitoria da NOVA de Lisboa, pelo Presidente do Conselho de Administração do Banco Santander Portugal, António Vieira Monteiro, e pelo Reitor da NOVA, João Sàágua, durante a segunda edição do Encontro de Ciência da instituição, o NOVA Science Day 2019, apoiado pelo Santander.

O Prémio de Investigação Colaborativa Santander/NOVA de Lisboa, no valor de 25.000 euros, visa distinguir projetos desenvolvidos por investigadores juniores da NOVA e que envolvam, pelo menos, duas das unidades orgânicas da Universidade.

Na imprensa

"Investigação colaborativa premeia solução para água contaminada" (O Jornal Económico)

"Estudo inovador sobre o tratamento de águas poluídas ganha Prémio de Investigação Colaborativa" (Port.com)

"Projeto inovador para tratar a água que consumimos ganha prémio" (Dinheiro Vivo)