Professora da FCT NOVA funda empresa de tratamentos oncológicos inovadores que acaba de ganhar investimento importante

17-07-2019

A CellMabs S.A., fundada por Paula Videira, Professora e Investigadora da FCT NOVA, e pelo alumnus Nuno Prego Ramos, levantou uma substancial primeira ronda de investimento junto da Portugal Ventures, uma empresa de capital de risco. Este investimento permitirá avançar com o desenvolvimento de uma nova classe de imunoterapias para o tratamento do Cancro.

O projeto foca-se na área da glicobiologia e oncobiologia e centra-se na identificação de elementos diferenciadores e exclusivos das células tumorais. A CellMabs irá desenvolver e explorar uma tecnologia proprietária da NOVA, através das suas unidades orgânicas FCT NOVA e IHMT NOVA, juntamente com o IPO Porto (Instituto de Oncologia do Porto) e a HZDR (Institute of Radiopharmaceutical Cancer Research, Alemanha). Esta tecnologia é o resultado de anos de investigação científica colaborativa que permite desenvolver imunoterapias contra tumores sólidos bem como tratamentos inovadores e medicinas personalizadas, tais como as revolucionárias células CAR-T. Este projeto já está a atrair diversas empresas farmacêuticas multinacionais.

“A CellmAbs é o resultado do que melhor se faz atualmente na Academia, sendo este um caso de sucesso de transladação de tecnologia da Universidade para o mercado. Esta tecnologia representa um dos maiores avanços recentes no campo da oncologia a nível mundial. Não existindo ainda tratamentos eficazes para a maioria dos tumores sólidos que matam anualmente milhões de pessoas, é fundamental disponibilizar tratamentos inovadores com a maior brevidade possível. Neste sentido, este investimento da Portugal Ventures é fundamental pois permitirá realizar de forma rápida os ensaios que necessitamos para avançar para a fase pré-clínica.”, afirma Nuno Prego Ramos.

A empresa foi formalmente constituída em junho de 2019, tendo os seus promotores trabalhado na valorização da Propriedade Intelectual com a assistência do RIA – Research and Innovation Accelerator - que apoia o ciclo de inovação da comunidade cientifica da FCT NOVA, desde a génese de uma ideia até à sua aplicação no mercado, contribuindo assim para a criação de valor da Escola.

Conheça o Departamento de Ciências da Vida.

Na imprensa

"Portugal Ventures investiu 9 milhões de euros em 14 startups em 6 meses" (Observador)

"Portugal Ventures reforça investimento. Já triplicou valores de 2018" (ECO)

"Portugal Ventures investiu 9 milhões de euros no primeiro semestre" (Dinheiro Vivo)