Manuel Nunes da Ponte e Luís Moniz Pereira distinguidos com Medalha de Mérito da Ciência 2019

05-07-2019

Medalhas de Mérito Científico no Ciência 2019

No dia 8 de julho, dois Professores da FCT NOVA foram distinguidos com a Medalha de Mérito da Ciência, no Encontro Nacional com a Ciência e a Tecnologia, Ciência 2019.

A medalha de mérito científico destina‐se a galardoar as individualidades nacionais ou estrangeiras que, pelas elevadas qualidades profissionais e de cumprimento do dever, se tenham distinguido por valioso e excecional contributo para o desenvolvimento da ciência ou da cultura científica em Portugal.

Manuel Nunes da Ponte, Professor Catedrático do Departamento de Química da FCT NOVA, está na Universidade NOVA desde 1979 e é um dos cientistas que será homenageado. Exerceu diversos cargos de administração académica, tendo presidido o Departamento de Química da FCT NOVA (1994-97) e o ITQB da NOVA (1992-2002). Foi membro da Direção do IBET de 1993 a 2006. Até 2018, foi um dos directores da unidade de investigação REQUIMTE, centro de excelência de Química Sustentável. Foi representante português no programa COST-Química e em 2008-2009 foi o Presidente do Grupo de Representantes da Iniciativa Europeia EUREKA. Recebeu o prémio Gulbenkian de Ciência (1992) e a medalha Ferreira da Silva da Sociedade Portuguesa de Química (1995).  Os seus interesses científicos evoluíram da Termodinâmica de misturas líquidas para as aplicações de dióxido de carbono a alta pressão a processos de separação, à reacção química e a materiais. Atualmente a sua área de investigação é a Química Sustentável. Teve um contributo relevante na promoção da inovação em biotecnologia e em processos industriais em Portugal no contexto europeu.

Virgílio Cruz Machado, Diretor da FCT NOVA, Luís Moniz Pereira, Professor Catedrático da FCT NOVA, João Sàágua, Reitor da NOVA, Manuel Nunes da Ponte, Professor Catedrático da FCT NOVA

Luís Moniz Pereira, Professor Catedrático (emeritus) da FCT NOVA do Departamento de Informática e investigador do NOVA LINCS, também receberá a honra esta segunda-feira. Professor na Universidade NOVA de Lisboa desde 1978, foi presidente fundador da Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial (1993 a 2008) e um dos investigadores pioneiros e proeminentes na área no País. Foi membro do Conselho de Curadores e do Conselho Científico da IMDEA-Software, Madrid Institute for Advanced Studies in Software Development Technologies em 2006. Em 2001, foi designado ECCAI Fellow pela European Coordinating Committee for Artificial Intelligence. Recebeu o Prémio Logic-Deductive Sciences Award da Fundação Gulbenkian em 1984, o Prémio Boa Esperança, o maior prémio de ciência do governo português em 1994 e o Prémio Estímulo à Excelência em 2005. Em 2006 foi Doctor Honoris Causa pela Technische Universität Dresden.

A entrega das Medalhas de Mérito da Ciência decorreu na Abertura do Encontro Ciência 2019, no Centro de Congressos de Lisboa.

Na imprensa

"Encontro Ciência 2019 quer mostrar «ciência feita por todas as idades, tanto meninas como meninos»" (Público)

"Medalhas de Mérito Científico atribuídas no encontro Ciência 2019 a investigadores e autarcas" (Tv Europa)