FCT NOVA em segundo lugar em concurso de reciclagem

05-07-2019

reciclagem

A FCT NOVA conseguiu o 2.º lugar no concurso Separa e Ganha promovido pela Amarsul, cujos resultados foram divulgados a 5 de julho.

A participação nesta competição permitiu que fossem instalados vários suportes para sacos destinados a resíduos de embalagens por todo o campus da Caparica em dezembro de 2018. Esta simples medida ajudou a melhorar os comportamentos da comunidade, tendo diminuído em 17% o número de embalagens nos indiferenciados.

No mesmo âmbito, foi criada a aplicação ECO.FCT  que guia o utilizador até ao ecoponto mais perto e ainda ofereceu prémios aos seus utilizadores. De todos,  Catarina Paulo foi quem mais reciclou, com um total de 245 pontos. "O concurso da ECO.FCT foi uma excelente iniciativa que promoveu um comportamento mais sustentável permitindo expandir os conhecimentos sobre a deposição seletiva de forma lúdica", afirmou a premiada.

Outra iniciativa de relevo foi a recolha de resíduos no campus da Caparica, organizada pelo Núcleo de Estudantes de Bioquímica da FCT NOVA, que decorreu no passado dia 9 de junho. O percurso teve início junto ao Edifício Departamental e acabou no circuito de manutenção da Residência Universitária Fraústo da Silva. Durante duas horas e meia, o grupo de voluntários recolheu o mais variado lixo do chão. "Na verdade o que mais nos surpreendeu foi a quantidade de beatas recolhidas. Além disso, recolhemos garrafas de água, iogurtes, pacotes de leite, alguns sacos de plástico, etc. Também encontrámos algum papel e cartão", explicam.

A FCT NOVA está empenhada a aumentar a sua taxa de reciclagem e os resultados iniciais mostram uma comunidade disposta a contribuir para esta causa. Estas iniciativas demonstram a consciencialização da comunidade com os problemas atuais e reforçam os esforços da Escola em sensibilizar e estimular a comportamentos mais amigos do ambiente.