30-07-2019
O projeto “MicroSaurus: Procura de microvertebrados do Jurássico de Portugal” quer juntar na Lourinhã voluntários dos 10 aos 99 anos e paleontólogos na descoberta de fósseis com mais de 150 milhões de anos.
A iniciativa promovida no âmbito do “Ciência Cidadã” pretende o envolvimento dos visitantes na procura e triagem de microfósseis de dinossauros, lagartos, anfíbios, crocodilos, répteis voadores e mamíferos do jurássico português em rochas previamente tratadas e provenientes da costa da Lourinhã. Esta atividade vai permitir um contato mais direto do cidadão com esta área científica e ao mesmo tempo será útil na aceleração do processo de análise da quantidade de amostras da zona. Na fase de testes, este projeto já permitiu a descoberta de novas espécies. Todos os fósseis recolhidos farão parte da coleção do Museu da Lourinhã onde serão estudados e divulgados.
O projeto é uma iniciativa financiada pelo Dino Parque da Lourinhã através do programa Super Animais 3, em parceria com a Universidade Nova de Lisboa e o Museu de Lourinhã.
A atividade decorre em agosto no Museu da Lourinhã, de segunda a sexta, das 14h30 às 17h30. Todos os voluntários recebem um certificado de participação.
Para inscrições e informações envie email para microsaurus.lourinha@gmail.com .
Na imprensa:
"Dino Parque e Museu acolhem iniciativa de Ciência Cidadã" (Mundo Português)
"Cidadãos desenvolvem Paleontologia na Lourinhã" (Torres Vedras Web)