Mais um grande ninho de dinossauro carnívoro encontrado na Lourinhã

18-06-2019

Terminaram no sábado dia 15 de junho as campanhas de escavações de um grande ninho de dinossauro carnívoro, descoberto na Praia do Caniçal, na Lourinhã, que se presume ser da espécie Lourinhanosaurus antunesi. A confirmar-se, este é o quarto ninho a enquadrar as coleções do Museu da Lourinhã e a ser encontrado neste concelho.

Os ninhos anteriormente descobertos, nas localidades de Paimogo, Peralta e Casal da Rola, têm as mesmas caraterísticas: ovos de cerca de 12 centímetros numa grande acumulação que pode chegar aos cem ovos, cascas negras de cerca de um milímetro de espessura, com poros que permitem a sua identificação. Com 152 milhões de anos, estes são também os ninhos de dinossauros mais antigos da Europa. Os paleontólogos ainda não sabem a razão para se descobrirem tantos ovos desta espécie na região, mas uma coisa é certa: este parecia ser o local ideal para os Lourinhanosaurus nidificarem.

As escavações organizadas pelo Museu da Lourinhã, contaram com a coordenação científica da FCT NOVA, bem como com o apoio financeiro desta instituição através do projeto XTaleggs, e pelo Dino Parque da Lourinhã, através da contrapartida financeira pelas entradas dos visitantes.

Desta vez, o ninho estava a meio da encosta da arriba costeira, dificultando a sua escavação. As primeiras cascas de ovo, caídas na base da encosta, foram descobertas em 2017. O acesso era apenas possível através de cordas, impossibilitando a sua extracção total imediata. Os ovos encontram-se num enorme bloco de pedra de cerca de uma tonelada que foi retirado com o auxílio de um guindaste de 17 metros que teve de descer para a Praia do Caniçal. As escavações começaram já em 2017 onde o ninho foi sendo recolhido ao longo de três campanhas de verão.

Os paleontólogos ainda não sabem se os ninhos de Lourinhanosaurus eram comunitários, com várias fêmeas a pôr os ovos no mesmo local, como o elevado número de ovos parece sugerir. A existência de embriões, conhecidos em Paimogo e na Peralta, também ainda não estão confirmados neste novo ninho.

As escavações envolveram estudantes e voluntários de dez nacionalidades distintas que aproveitaram para aprender técnicas de paleontologia na Lourinhã, orientados pelos profissionais da FCT NOVA Miguel Moreno Azanza, Octávio Mateus e Eduardo Puértolas-Pascual.

As arribas do Concelho da Lourinhã são destino frequente de visitas de campo organizadas pelo Museu da Lourinhã, agora com mais uma história para contar. O bloco com os ovos vai ser preparado no laboratório do Dino Parque da Lourinhã, sendo gradualmente exposto à medida que é escavado, num processo visível para os visitantes.

Conheça o nosso Departamento de Ciências da Terra.

Na imprensa

"Paleontólogos escavam quarto ninho de dinossauro na Lourinhã" (Jornal de Notícias)

"Paleontólogos escavam quarto ninho de dinossauro na Lourinhã" (Notícias de Coimbra)

"Escavações de dinossauros na Lourinhã revelam mais um grande ninho de dinossauro carnívoro" (Rádio Cister)