09-05-2019
Smart4Health foi apresentado à comunidade internacional, no passado dia 10 de maio na Madeira. No centro do Funchal e em contacto direto com o cidadão nacional e estrangeiro, mostrou-se como esta solução inovadora permite a aquisição digital de dados de saúde de forma não invasiva. Cada cidadão tem acesso à sua informação e fica capacitado para a gestão global da mesma de forma autónoma e universal.
“A Madeira é um local privilegiado porque é um dos pontos com mais turismo do país dando a oportunidade de testar tanto na população local como nos visitantes”, explicou Ricardo Jardim Gonçalves, coordenador do projeto, Professor Catedrático da FCT NOVA e investigador do GRIS/UNINOVA, na sessão de apresentação.
O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, sublinhou a criação de bem-estar e qualidade de vida junto da população que virão da aplicação deste projeto.
Na mesma semana, o Smart4Health foi o caso de sucesso apresentado na Sessão de Saúde do Horizonte 2020, realizada a 8 de maio, no âmbito das Jornadas PERIN (Portugal in Europe Research and Innovation Network),
Ricardo Jardim Gonçalves partilhou com os presentes os ingredientes chave para uma candidatura de sucesso e os desafios inerentes à coordenação de um projeto H2020. Este é o maior projeto de investigação liderado por Portugal no âmbito do Programa Europeu de Investigação e Inovação Horizonte 2020, com um financiamento total de 22 milhões de euros.
A sessão foi organizada pelo pelo Gabinete de Promoção do Programa Quadro da Agência Nacional de Inovação e o Health Cluster Portugal. A iniciativa serviu para dar a conhecer os próximos concursos Saúde Horizonte 2020 e promover um espaço de partilha de conhecimento e de networking entre os participantes.
Na imprensa
"Madeira é pioneira na inovação europeia em saúde digital" (RTP Madeira)
"Madeira é 'rampa' de lançamento para projeto europeu altamente inovador" (Jornal da Madeira)