12-04-2019
Des.solve, grupo de investigação da FCT NOVA irá apresentar resultados promissores para novos métodos de tratamento em tuberculose, no primeiro congresso dedicado aos sistemas eutéticos, em Portugal.
O evento é promovido pela equipa de investigadores, abrindo oportunidade para uma troca de conhecimentos, dinâmica importante para a boa evolução da ciência nestas áreas.
Ana Rita Duarte, investigadora principal e chairman da conferência explica que “A investigação na área dos Sistemas Eutéticos em Portugal tem vindo a registar importantes avanços, em especial na Saúde. A descoberta da potencialidade de utilização destes compostos naturais é de grande importância, uma vez que podem contribuir para a melhoria do tratamento da tuberculose simples, devido ao aumento da eficácia dos medicamentos que estes sistemas irão provocar”.
A investigação do grupo foca-se nos solventes eutéticos profundos (DES, de Deep Eutectic Systems), mais ecológicos e sustentáveis e com várias aplicações, e os investigadores consideram que têm resultados promissores na utlização em fármacos para tratamento de tuberculose.
Segundo dados da Direção-Geral da Saúde, até março de 2018, foram notificados 1741 casos de tuberculose referentes a 2017, dos quais 1607 eram novos casos . A doença infeciosa, que afeta essencialmente os pulmões mas pode atingir outros órgãos, representa um sério risco para a saúde pública pela facilidade com que se propaga.
Deste grupo de investigação, já resultou uma spin off, que quer tornar a cosmética mais ecológica.
O congresso acontece entre os dias 24 a 27 de junho de 2019, na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, em Campolide.
Inscreva-se aqui.
Na imprensa
"Descobertos novos solventes naturais com potencial aplicação no tratamento da tuberculose” (Sapo)
"Investigação portuguesa inova no tratamento da tuberculose" (Tv Europa)
"Saúde em dia" 1 e 2 (Canal Saúde +)