Quatro projetos no pódio na última sessão de Empreendedorismo

25-02-2019

Painel empreendedorismo

A 7.ª edição da unidade curricular "Empreendedorismo" encerrou com a entrega de prémios aos quatro projetos vencedores.

Durante cinco semanas, 1000 alunos foram capacitados com competências empreendedoras, tendo sido guiados a transformar uma ideia tecnológica numa ideia de negócio. No total, foram criadas 206 propostas inovadoras, mas só 12 chegaram ao palco do Grande Auditório da FCT NOVA no dia 22 de fevereiro.

Na plateia, de quase 500 pessoas, misturaram-se colegas, professores, presidentes de departamento e representantes de 50 empresas que avaliaram a prestação dos alunos. No final foram quatro equipas que conquistaram estes sharktanks fctenses.

O primeiro prémio, que valeu uma semana no programa European Innovation Academy aos cinco elementos, foi parar ao MIP-IT. Um projeto com foco na saúde pública e que pretende efectuar uma limpeza selectiva de antibióticos presentes nas águas, problema que para já nenhuma solução de tratamento resolve.

Duas equipas foram merecedoras do segundo lugar. A Leafshield, que vendeu a sua proposta de mecanismo de monitorização e alerta para agricultura e zonas florestais que funciona através de sensores, partilhou o palco com a Smart Swab. Esta última quer garantir que mais nenhuma compressa se perde em cirurgias.

Na terceira posição ficou o grupo Sensory Sock. Os alunos propõem uma meia sensorial que facilite a criação de moldes para próteses e que monitorize o doente.

A unidade curricular "Empreendedorismo", coordenada pelo Professor António Grilo,  insere-se no "Perfil Curricular", que veio introduzir uma visão muito inovadora do ensino de Ciências e Engenharias. Criada pela mão do agora Diretor da FCT NOVA, Virgílio Cruz Machado, já capacitou mais de 7000 alunos com as competências necessárias para a empregabilidade. Como afirmou Rui Ferreira, Vice-Presidente da Portugal Ventures, “Esta iniciativa é excelente e necessária ao país. É que empreendedorismo e inovação são as forças motoras de uma economia vibrante.” Isabel Neves, Presidente da BA Club Lisboa e investidora “Shark Tank Portugal” acrescentou “Mesmo que não saiam daqui CEOS da própria empresa, estas lições são importantes e fazem a diferença quando confrontam o mercado de trabalho, esta iniciativa é por isso de muito louvor”.

Professor António Grilo
Plateia cheia, com mais de 50 empresas presentes

1.º prémio projeto "Mip-It"
2.º prémio para os projetos "Smart Swap" e "Leafshield"s