26-02-2019
Inês Jorge e Tiago Martins, alunos do 2.º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da FCT NOVA, Nelson Rebelo, aluno de 2.º ano do Mestrado Integrado em Engenharia de Micro e Nanotecnologias da FCT NOVA, e Diogo Repas, aluno do segundo ano do IST, conquistaram o primeiro lugar na competição nacional TecStorm’19 com o projeto “ Not so Trashy”.
A equipa foi para casa com 2000 euros e computadores portáteis, depois de participar no hackton de 28 horas consecutivas em que tiveram de desenvolver uma ideia embrionária para uma start up.
A ideia que lhes valeu o prémio baseou-se na otimização do processo de recolha de resíduos urbanos sólidos. A proposta apresentada sugeria contentores inteligentes, capazes de disponibilizar em tempo real o seu nível de enchimento. A informação seria diretamente enviada para um servidor central permitindo optimizar as rotas de recolha.
A TecStorm, promovida pela Junitec e com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, a Vodafone e a Ciência Viva, é uma maratona destinada a alunos do ensino superior, que une a tecnologia ao empreendedorismo e cuja principal missão é o desenvolvimento de ideias capazes de gerar impacto na sociedade.
O evento teve lugar no Pavilhão do Conhecimento, entre os dias 15 e 17 de fevereiro e contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.