07-12-2018
Durante cinco dias, 825 escolas participaram na resolução de problemas com uso da blocos de código, tendo atingido recordes no número de problemas resolvidos (246 258 problemas) e no número de blocos de programação utilizados, que ultrapassou os 2,7 milhões.
Para muitos alunos foi uma estreia nestas lides. Uma vez mais, o FCT NOVA CodingFest, promovido pelo Departamento de Informática (DI) da FCT NOVA em conjunto com a NOVA LINCS, conseguiu levar os mais novos a ter a primeira experiência com a linguagem informática.
A sessão de encerramento da competição nacional realizou-se no passado dia 7 de dezembro, no Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva. Entre as 14h00 e as 17h00 quem por lá passou teve a oportunidade de criar jogos, aprender como é possível construir um robô com peças de Lego, ensinar um computador a aprender, entre outras atividades, sempre com o uso do código.
"Projetos e iniciativas como esta, permitem às crianças e aos jovens o desenvolvimento de competências transversais, nomeadamente o pensamento lógico, a criatividade e a resolução de problemas. É justamente esse tipo de trabalho que está a ser reforçado nas escolas portuguesas neste ano letivo, através da inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na matriz curricular-base, do 1.º ao 9.º ano de escolaridade", confirma José Vítor Pedroso, Diretor-Geral da Educação .
Luis Caires, coordenador do Projeto e Professor no DI da FCT NOVA, destacou o sucesso do evento: "Nesta terceira edição da iniciativa batemos claramente recordes no número de problemas resolvidos e no número de blocos (instruções) colocados. O número de blocos de programação aumentou em cerca de 1 milhão relativamente ao ano passado! Foi mesmo fantástico. Todos os comentários que ouvimos vão nesse sentido." E acrescentou: "Faz parte da nossa missão e responsabilidade como Engenharia Informática da NOVA ajudar o País neste contexto."
Os desafios deste ano, criados pelo DI, incluiram os Aquakids, dois miúdos empenhados no combate à poluição dos oceanos.
Às 15h30 foram anunciadas as escolas vencedoras, que durante esta semana resolveram mais problemas com uso de menos blocos de código.
Estiveram presentes na sessão o Ministro da Educação,o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o Diretor Geral de Educação e o Diretor da FCT NOVA.
Esta iniciativa está integrada no Movimento Código Portugal e conta com o apoio da Direção Geral de Educação e do Centro Ciência Viva.
Parabéns a todos os participantes
Escolas do 1.º ciclo:
Mais informações:
Notícias relacionadas:
"Terceira edição do CodingFest sensibiliza alunos do ensino básico para a poluição dos oceanos"
FCT NOVA CodingFest 2018: mais de 2,7 milhões de blocos de programação em 5 dias!
Na imprensa
""Coding Fest" pretende aumentar consciência sobre informática e ciência da computação" (SIC)
"Festival de Programação" (RTP1)
"Final do Movimento Código Portugal 2018" (Expresso do Oriente)
"De pequenino se programa o algoritmo"(Público)
"Contra o analfabetismo digital, na final do Movimento Código Portugal 2018" (Cultura de Borla)