Encontro anual UCIBIO na FCT NOVA

02-10-2018

O Encontro Anual da UCIBIO (Unidade de Ciências Biomoleculares Aplicadas) decorreu a 28 e 29 de setembro, na FCT NOVA. Os investigadores da UCIBIO  reuniram-se, apresentaram os seus projectos, partilharam ideias, discutiram ciência, fortaleceram colaborações existentes e estabeleceram novas colaborações.

No primeiro dia Maria João Romão, diretora do UCIBIO, apresentou esta unidade de investigação da FCT NOVA num relance, mostrando a sua organização científica, o seu plano estratégico e os pontos fortes e sinergias da pesquisa atual dentro e entre as linhas temáticas e os grupos de pesquisa. Como balanço final, Maria João Romão apresentou a produtividade científica da UCIBIO, o financiamento de pesquisa no período 2015-2018, destacando como a UCIBIO tem atuado na Transferência de Tecnologia e na Tradução para a Indústria.

O encontro contou com três oradores principais: Filipe Assoreira (P-BIO), Maria João Bonifácio (BIAL-Portela e CIA SA) e Margarida Casal (CMBA - Centro de Biologia Molecular e Ambiental da Universidade do Minho).

A sessão Industry & Academia Partnership incluiu curtas apresentações de cinco oradores convidados da Indústria: Filipe Aguiar (73100lda), João Fonseca (Biosurfit), Manuel Pacheco (Plux), Orfeu Flores (StabVida) e Rui Frade (Sumol + Compal), e a mesa redonda “Uma visão industrial da Academia” com os cinco palestrantes do setor, Filipe Assoreira (co-fundador e CEO da Nano4 Global) e Isabel Rocha (Pró-reitora da NOVA).

Do evento ainda fizeram parte quatro sessões científicas organizadas em torno das quatro linhas temáticas: Interações Biológicas e Biomoleculares TL1, Diagnóstico TL2, Descoberta e Desenvolvimento de Medicamentos, TL3 Segurança em Saúde Humana e Ambiental, NanoBioengenharia TL4. Nessas sessões, os investigadores da UCIBIO tiveram a oportunidade de apresentar e discutir seus trabalhos.

Ainda houve oportunidade para assistir a duas palestras de convidados de unidades externas de I & I para fortalecer as colaborações existentes entre UCIBIO e estas unidades de I & I: Ana Paula Duarte (CICS-UBI - Centro de Investigação em Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior) e Carlos Fontes (CIISA - Centro de Investigação Interdisciplinar) em Saúde Animal, Faculdade de Medicina Veterinária - Universidade de Lisboa).

A sessão de Posteres de Pós-doutorados, patrocinada pela NANO4Global, foi uma ótima oportunidade para networking e para estudantes de doutoramento discutirem o seu trabalho. A diretora do UCIBIO, Maria João Romão, e o Vice-Diretor da UCIBIO, Félix Carvalho, anunciaram os prémios dos posteres na sessão de encerramento:

•  1.º prémio - Ana Rita Lima, UCIBIO na FFUP
  •  2.º prémio - Viviana Correia, UCIBIO na FCT NOVA
  •  3.º prémio - Carla Teixeira, UCIBIO na FMUP

A reunião da UCIBIO foi uma ótima oportunidade para discutir ciência e ideias com colegas e palestrantes.