11-06-2018
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma bolsa de gestão de ciência e tecnologia, no âmbito do projecto I&D “Reviving Douro Basin”, financiado pela Fundação MAVA em parceria com o GEOTA (ref. FCT NOVA: DCEA.PI.477.GEOTA.JJM)
Os candidatos devem ser detentores de Mestrado em Engenharia do Ambiente e conhecimentos específicos, incluindo experiência profissional, nos domínios da análise do ciclo de vida, sistemas de gestão ambiental, eficiência energética e nexus energia-água-território. São ainda requisitos preferenciais:
- Motivação para a investigação aplicada e o desenvolvimento de novos conceitos;
- Publicações e/ou comunicações científicas na área;
- Boas capacidades de trabalho, quer em autonomia quer em equipa;
- Experiência de desenvolvimento e gestão de projectos;
- Bom domínio da língua inglesa;
- Carta de condução e disponibilidade para viagens no País.
A bolsa terá um subsídio de manutenção de 1200 €/mês, acrescido do seguro social voluntário., sendo o pagamento efectuado mensalmente por transferência bancária.
Duração: a bolsa terá a duração de três meses, renovável, com início no dia 1 de agosto.
Tarefas a desenvolver: gestão executiva do projecto do âmbito do CENSE, FCT NOVA, sob supervisão do investigador responsável; levantamento e contacto com stakeholders; revisão de legislação e literatura; identificação de distorções no mercado da energia; construção de cenários de utilização da energia relacionados com os hábitos de consumo.
Local de trabalho: Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, FCT NOVA, Campus da Caparica.
O concurso encontra-se aberto no período de 22 de junho a 5 de julho de 2018. As candidaturas devem ser formalizadas através do envio de um documento PDF único contendo carta de motivação (1 pág.), curriculum vitae sumário (2-3 pág.), cópia do certificado de habilitações e cópia do BI/CC; o nome deste documento deve conter o nome abreviado do candidato. As candidaturas devem ser remetidas para o email <jjm@fct.unl.pt>, indicando no Assunto “Candidatura RDB”.
Júri de selecção: Prof. João Joanaz de Melo (presidente), Profª Júlia Seixas e Prof. Francisco Ferreira (vogais).
Critérios de selecção: avaliação curricular com ênfase nas matérias relevantes para o trabalho (60%); motivação demonstrada para o trabalho (40%). O júri poderá optar por convocar os candidatos para uma entrevista, sendo, neste caso, atribuídos os pesos de 50% à avaliação curricular e 50% à entrevista.
Notificação: os candidatos serão notificados da aprovação ou não da bolsa, ou convocados para uma entrevista, através de email.
- Estatuto do Bolseiro de Investigação (Lei nº 40/2004, de 18 de Agosto, alterada pelo Decreto-lei nº 202/2012 de 27 de Agosto, Decreto-Lei nº 233/2012 de 29 de Outubro, Lei nº 12/2013 de 29 de Janeiro e Decreto-Lei nº 89/2013 de 9 de Julho);
- Regulamento de Bolsas de Investigação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da NOVA (https://www.fct.unl.pt/system/files/private/regulamento_de_bolsas_de_investigacao_versao_dez15.pdf);
- Subsidiariamente, Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf).