Aluno da FCT NOVA desde 2006 à frente de empresa pioneira na fotografia aquática

18-06-2018

Nuno Cardoso é o fundador da Wave Solutions Housings, uma empresa de fotografia e video de surf que constrói as suas próprias câmaras. Foi aluno da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e com ajuda do curso e dos seus docentes, conseguiu em 2006 criar o seu próprio emprego.

Já estava a trabalhar numa produtora de filmes de bodyboard quando ao ir para dentro de água se viu forçado a construir o próprio equipamento. A Faculdade foi importante nesse caminho.

Pelo que se lê na entrevista que deu à Surf Total , a tese de final do curso foi importante na criação do protótipo, como avalia a ajuda dos professores da Faculdade neste processo?
A tese foi totalmente baseada nos ensaios mecânicos e controlo de qualidade efetuados nos materiais usados no fabrico do corpo do protótipo.
Os professores, o diretor do meu curso de Engenharia de Materiais/Uninova e o próprio Diretor da Faculdade foram peças importantes em todo o processo burocrático que implicava um estágio exterior, que não constava na lista de empresas disponíveis na altura.
Necessitava de uma relação com uma empresa que fosse a mais compatível com o objetivo e tema da tese que propus na altura. Todos os intervenientes serviram de ponte entre a realidade industrial e todos os desafios que iria enfrentar ao levar avante a minha tese.
Após extensiva pesquisa e respostas negativas por parte de inúmeras empresas, finalmente encontrei a ideal. E estabeleceu-se um protocolo entre a empresa Fibrosetil e a FCT NOVA que me possibilitou estagiar na área dos plásticos reforçados, cumprindo e finalizando o meu plano curricular universitário.

O curso ajudou na criação da ideia do lançamento da empresa?
O curso ajudou bastante, aliás durante a minha formação foram vários os estímulos que obtive em certos temas de disciplinas do curso, que serviram de catalisador para pôr em prática as ideias que tinha a nível pessoal e posteriormente empresarial.  O conceito foi todo desenvolvido durante o meu tempo de estudante, mas a empresa só foi concretizada mais tarde com uma maior maturidade no mercado de trabalho.

Sente que a FCT NOVA foi uma mais valia?
Sem margem para dúvida. Foi a fusão perfeita entre o mundo teórico e prático.
Se bem que olhando para trás, gostaria de ter tido contacto com o mundo empresarial e mercado de trabalho um pouco mais cedo. Provavelmente tal teria sido possível se a FCT NOVA tivesse disponível na altura uma plataforma que criasse um elo de ligação entre o aluno e a indústria.

Que memórias ainda tem do seu tempo de estudante?
Foram possivelmente os melhores anos da minha vida. Com alguma sorte e perseverança consegui estabelecer um equilíbrio saudável entre a minha vida académica e pessoal, conseguindo alcançar tudo o que me propus quando me candidatei a esta Faculdade.
A FCT NOVA proporcionou as condições para que as minhas experiências no campus fossem positivas, mantendo vivas as minhas ideologias tanto profissionais como pessoais.

Leia a entrevista da Surf Total aqui.