26-03-2018
Como já vem sendo hábito, Março na FCT NOVA é sinónimo de Tunas. O ano de 2018 não foi diferente, a anTUNiA e a TunaMaria, tunas masculina e feminina, respetivamente, da FCT NOVA organizaram mais uma edição inesquecível dos seus festivais, Tágides e Marias.
O festival da TunaMaria - Marias - conta já com 17 edições, tendo a edição deste ano contado com a presença de Gatuna - Tuna Feminina Universitária do Minho, A FEMININA - Tuna Feminina da Fac. de Farmácia da Un. de Lisboa, a C'a Tuna aos Saltos - Tuna Médica Feminina da UBI e a inSpiritus Tuna - Tuna Feminina da Cooperativa Egas Moniz. Foram 3 dias - de 9 a 11 de março - de convívio intenso, cheio de boa música, com algumas das melhores tunas femininas do país. O júri do festival premiou as seguintes Tunas:
- Tuna Mais Tuna: in'Spiritus Tuna
- Melhor Serenata: in'Spiritus Tuna
- Melhor Porta-Estandarte: Gatuna
- Melhor Pandeireta: C'a Tuna Aos Saltos
- Melhor Original: C'a Tuna Aos Saltos
- Melhor Instrumental: in'Spiritus Tuna
- Melhor Solista: in'Spiritus Tuna
- 2.ª Melhor Tuna: C'a Tuna Aos Saltos
- Melhor Tuna: in'Spiritus Tuna
No fim-de-semana seguinte, de 16 a 18 de março, a anTUNiA presenteou o público FCTense e Almadense com a 26.ª edição do Tágides, na Academia Almadense. Nesta edição participaram a Scalabituna, a Desertuna - Tuna Académica da Universidade da Beira Interior, a Tuna de Medicina do Porto e a Luz&Tuna - Tuna da Universidade Lusíada de Lisboa. As tunas premiadas foram:
- Melhor Tuna - Desertuna
- 2ª Melhor Tuna - Luz&Tuna
- Melhor Serenata - Tuna de Medicina da Universidade do Porto
- Melhor Instrumental - Desertuna -
- Melhor Solista - Scalabituna
- Melhor Porta-Estandarte - Tuna de Medicina da Universidade do Porto
- Melhor Pandeireta - Luz&Tuna
- Tuna Mais Tuna - Tuna de Medicina da Universidade do Porto
Congratulamos as nossas Tunas pela organização destes festivais que tanto acrescentam à cultura e espírito académico da FCT!