Notícias

Notícias

UNIDEMI no projecto e construção do primeiro satélite português

30-10-2017

UNIDEMI no projecto e construção do primeiro satélite português

Foi lançado oficialmente, no dia 19 de Outubro, o Projecto Infante - 1.º satélite construído integralmente pela indústria portuguesa. O Projeto INFANTE é uma iniciativa de I&D para o desenvolvimento e demonstração em órbita de um microssatélite, como primeiro componente de uma constelação de 12 satélites para vigilância marítima, observação da Terra e comunicações entre satélites e estações de solo.

O UNIDEMI integra o consórcio, composto por 9 empresas e 10 centros de investigação, e a sua intervenção será centrada no sistema propulsor, sendo responsável pelo desenvolvimento, realização e inspecção da soldadura orbital dos tanques de combustível do satélite. Será utilizada uma variante inovadora da Soldadura por Fricção Linear, designada “FSW-Joule Effect”, desenvolvida por investigadores do UNIDEMI.

Com um orçamento de 9,2 milhões de euros, o consórcio pretende lançar o primeiro satélite no prazo de 2 anos. O satélite terá um peso de 25 kg e a órbita deverá situar-se entre os 300 a 400 km.