31-08-2017
Concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestre, (Referência FCT-NOVA/DQ/BI/003/2017), no âmbito do Centro de Custos PD - Engenharia Química e Bioquímica, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, nas seguintes condições:
1. Área Científica: Engenharia Química e Bioquímica – Processos com Membranas.
2. Requisitos de admissão: Mestrado em Engenharia Química. Experiência em processos de separação, preferencialmente com experiência em processos com membranas para processamento de misturas gasosas e/ou com vapores.
3. Outros Requisitos Preferenciais:
a.Conhecimento de técnicas analíticas aplicadas a correntes de gases e/ou vapores por Espetrometria de Massa on-line e em tempo real;
b. Comprovado interesse e capacidade para seguir uma abordagem multidisciplinar;
c. Bom domínio da língua inglesa oral e escrita;
d. Disponibilidade imediata.
4. Plano de trabalhos: A permeação de gases, a sorção e a difusão nas novas membranas de Polímeros de Microporosidade Intrínseca e de Líquidos Iónicos em Gel vão ser estudadas usando diferentes técnicas experimentais. A Permeação e difusão de gases puros vão ser determinadas através de um instrumento para determinação de time-lag de modo ultra rápido. As medidas em tempo real da permeação de misturas gasosas vão ser realizadas usando a técnica de monitorização on-line de Espetrometria de Massa, com a possibilidade de adquirir a concentração dos diferentes solutos e de calcular as difusividades a cada poucos segundos, permitindo uma avaliação da relação entre a estrutura da membrana e o transporte do soluto. Os ensaios vão ser suportados por métodos computacionais, usando modelos atómicos. Os gases de interesse são o CO2, o N2 e o CH4, considerando as aplicações de sequestração do CO2 a partir do gás de combustão e a purificação do CH4 a partir do biogás.
5. Legislação e regulamentação aplicável: As bolsas são atribuídas ao abrigo da Lei nº 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia em vigor (www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf); Decreto-Lei n.º 89/2013 de 9 de julho que procede à terceira alteração ao Estatuto do Bolseiro de Investigação, aprovado em anexo à Lei n.º 40/2004 de 18 de agosto e alterado pelo Decreto-Lei n.º 202/2012 de 27 de agosto e pela Lei n.º 12/2013 de 29 de janeiro.
6. Local de trabalho: O trabalho é desenvolvido no Departamento de Química, FCT/UNL, sob a supervisão do Prof João Crespo e da Doutora Carla Brazinha.
7. Duração da bolsa: O contrato de bolsa tem a duração de 3 meses, com início previsto para 01 de outubro de 2017.
8. Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €980,00, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores), sendo o pagamento efetuado mensalmente por transferência bancária.
9. Métodos de seleção: Avaliação curricular e experiência profissional com eventual entrevista e provas de conhecimento, sendo de 60% a valoração para a avaliação curricular e adequação do perfil à natureza das tarefas a desempenhar, e de 40% para entrevista/prova de conhecimento. No caso de não ocorrer entrevista, a valoração será de 60% para a avaliação curricular.
10. Composição do Júri de Seleção: Professor Doutor João Crespo (Presidente), Professora Doutora Isabel Coelhoso (Vogal Efetiva), Doutora Carla Brazinha (Vogal Efetiva), Doutora Luísa Neves (Vogal Suplente) e Doutora Carla Portugal (Vogal Suplente).
11. Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação são publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida, afixada em local visível e público do Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, sendo o candidato selecionado notificado através de email.
12. Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto de 31 de agosto a 13 de setembro de 2017[CB1] . As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de um documento único PDF contendo Curriculum Vitae, cópia do certificado de habilitações, cópia do BI/CC e outros documentos comprovativos considerados relevantes.
As candidaturas devem ser remetidas para o email: c.brazinha@fct.unl.pt, indicando no assunto ”FCT-NOVA/DQ/BI/003/2017”.
Anexo | Tamanho |
---|---|
anunciofctnovadqbi0032017.docx | 16.57 KB |