07-12-2016
No passado dia 26 de Novembro o FCT Coding Fest 2016 acolheu cerca de 250 alunos de 10 escolas do ensino básico para uma “A Hora de Código”, um movimento global que atinge dezenas de milhões de alunos em mais de 180 países e que pretende aumentar a consciência da sociedade sobre o que é a informática e a ciência da computação como uma literacia do pensamento computacional, derrubando preconceitos e barreiras.
Mas não foi apenas mais uma “Hora de Código”. Usando a plataforma Coding Fest, desenvolvida pelo Departamento de Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da NOVA e o Centro de Investigação NOVA LINCS, suportada na "cloud" e "Framework Blocky" foi, pela primeira vez, possível colocar 10 escolas a resolver problemas em conjunto, sendo os resultados agregados por escola e visualizados em tempo real, possibilitando um divertido ambiente de competição.
Uma versão especialmente adaptada dessa plataforma, durante a semana de 5 a 11 de Dezembro é o suporte da atividade “Vamos Programar” do Movimento Código Portugal, promovida pelo Governo em parceria com a Ciência Viva. Este sistema, de elevado valor pedagógico e social, permite coordenar simultaneamente atividades hora de código oferecendo-as a todas as escolas do ensino pré-escolar, básico e secundário em Portugal. Os resultados podem ser visualizados, no site do Movimento Código Portugal em tempo real.
A meio da semana alunos de mais 700 escolas de Portugal já tinham resolvido 79969 problemas, usando 531927 blocos de programação gráfica. Durante o horário de pico, os servidores virtuais do sistems CodingFest, hospedados na Google processam mais de 50 pedidos/segundo. A plataforma apresenta vários aspetos inovadores e permite a milhares de alunos, identificados através da sua escola e com os seus professores, a experiência única de resolver problemas originais e adaptados aos três primeiros ciclos do sistema de ensino nacional
O projeto Coding Fest foi desenvolvido por uma equipa interdisciplinar do "Laboratory for Computer Science and Informatics" (NOVA LINCS), em colaboração entre todos os seus grupos de investigação ("Computer Systems", "Multimodal Systems", "Software Systems" e "Knowledge Based Systems"), e envolve especialistas em sistemas de programação, gestão de dados e computação na "cloud", interação e multimédia, análise de dados e visualização, design e animação.
No projeto foram também consultados professores do ensino básico, envolvendo alunos em testes de usabilidade, e especialistas de imagem e comunicação.