FCT Coding Fest - "Hora de Código" na FCT NOVA

28-11-2016

FCT Coding Fest - "Hora de Código" na FCT NOVA

Pedro e Leonor, sentados lado a lado em frente a um computador discutem sobre como compor alguns coloridos blocos de código de forma a comandar um pequeno monstro faminto num labirinto e ajudá-lo a encontrar as suas bolachas preferidas.

Tudo isto se passou nos laboratórios da FCT NOVA onde cerca de 250 alunos de 10 escolas do ensino básico, acompanhados pelos seus professores e alguns pais, participaram no FCT Coding Fest 2016, iniciativa da FCT NOVA através do seu Departamento de Informática e NOVA LINCS.

Todos os alunos interagiram numa divertida atividade “A Hora de Código”, seguida de um concurso inter-escolas, tendo sido os vencedores, por ciclo, as escolas Escola Básica n.º 1 de Telheiras (1.º ciclo), o Colégio Militar (2.º ciclo) e o Colégio Campo de Flores (3.º ciclo). No fim da atividade foram utilizados nada mais que 9839 blocos na resolução de 1471 desafios por 243 alunos de 10 escolas!

Durante o atividade e concurso, mais de 160 professores, responsáveis educativos, pais e outros convidados, assistiram à palestra "Computing Science for Every Child: England's experience" apresentada por Duncan Maidens, Birmingham University e membro da organização Computing at School.

Como referiu Duncan Maidens, o pensamento computacional é algo que as pessoas (não computadores) podem fazer, uma competência ubíqua, útil em todas as profissões e no dia a dia de todos, uma nova literacia para o século XXI que fomenta a empregabilidade na sociedade do conhecimento e da inovação.

O FCT Coding Fest 2016 integra o "Movimento Código Portugal" e serviu de palco ao lançamento oficial desta grande iniciativa nacional pela Senhora Secretária de Estado da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Fernanda Rollo, pelo Senhor Secretário de Estado da Educação, João Costa, e pelo Senhor Secretário de Estado, do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Miguel Cabrita.

Escola Básica n.º 1 de Telheiras - vencedora do Concurso de Escolas de 1.º Ciclo

Colégio Militar - vencedor do Concurso de Escolas de 2.º Ciclo

Colégio Campo de Flores - vencedor do Concurso de Escolas de 3.º Ciclo

Workshop "Computer Science for every child" - Duncan Maidens