Notícias

Notícias

Oito posições de Investigador FCT concedidas a cientistas no Departamento de Química

29-07-2016

Oito posições de Investigador FCT concedidas a cientistas no Departamento de Quí

Oito contratos-programa foram concedidos a pesquisadores do Departamento de Química, no âmbito do Programa Investigador 2015 da FCT: Alexandre Paiva, Cristina González, Fábio Fernandes, Filipa Marcelo, Hugo Santos, Joana Lia Ferreira, Maria Filomena Freitas e Patrícia Reis.

O Programa Investigador FCT é centrado no pesquisador e no seu projeto de pesquisa, criando condições para o estabelecimento de líderes científicos, através de um financiamento de 5 anos para os pesquisadores mais talentosos e promissores, em todas as áreas científicas e nacionalidades.

De acordo com a Fundação para a Ciência e Tecnologia, em 2015, 1368 cientistas candidataram-se a este programa, e um total de 200 pesquisadores foram recomendados para financiamento em todas as áreas científicas, depois de duas rondas de selecção. No Departamento de Química, 3 pesquisadores foram selecionados em Ciências Exatas, 3 pesquisadores em Tecnologia de Engenharia, um pesquisador em Ciência Animal Biológicas e 1 pesquisador em Ciências Humanas.

Estabelecido em 2012, o programa apoia tanto os pendentes investigadores de pós-doutoramento que desejam fazer a transição para investigador independente, e já investigadores independentes, com histórico comprovado, que desejem consolidar as suas habilidades de pesquisa e estabelecer liderança nos seus campos de pesquisa. O principal critério de avaliação é a excelência científica: o curriculum, a carreira do requerente e a proposta de pesquisa.