09-05-2016
Concurso encontra-se aberto nas seguintes condições:
- 1. Área Científica: Física.
- 2. Requisitos de admissão: O candidato deverá possuir o Grau de Mestre em Engenharia Física, Física Aplicada, Engenharia dos Materiais, Engenharia Biomédica ou em área científica afim (nota mínima – 14 valores).
Serão consideradas como qualificações preferenciais as seguintes:
- Motivação e experiência em trabalho laboratorial relacionado com preparação de filmes finos de compostos orgânicos, nomeadamente em filmes camada por camada (LbL) e sua caracterização por técnicas espectrofotométricas.
-Desenvoltura em análise circuitos e modelação de circuitos elétricos equivalentes e a sua relação com fenómenos de condução e polarização.
-Conhecimento e experiência na utilização de ferramentas computacionais tais como Mathcad e/ou Matlab.
- 3. Plano de trabalhos: pretende-se desenvolver um sistema de avaliação da poluição atmosférica com elevada mobilidade, baixo peso e dimensões, e uma grande facilidade de adaptação mecânica. Para tal o principal objetivo deste plano de trabalhos será o desenvolvimento de um sistema baseado num conjunto de sensores que permita a deteção de baixas concentrações de compostos em matrizes gasosas complexas, seguindo o conceito de nariz eletrónico. Assim, será necessário projetar e produzir um conjunto de filmes ultra finos que permitam detetar moléculas como NO2/NO3, SO2, COx, VOCs, etc, de forma que será necessário: a) Preparar e caracterizar nanoestruturas sensoriais com base em filmes ultrafinos depositados sobre suportes sólidos com elétrodos interdigitados em camadas sequenciais, obtidos pela técnica de camada-por-camada usando polielectrólitos comuns, dendrímeros, nanotubos, polímeros funcionais e moléculas biológicas. Sendo que a técnica LbL consiste em obter nanoestruturas por adsorção alternada de macromoléculas de carga elétrica oposta sobre um substrato sólido suplente a partir de soluções aquosas dessas macromoléculas. b) Medir a impedância em frequências diferentes, espectro de impedância, das nanoestruturas obtidas quando submetidas a diferentes ambientes gasoso. c) Desenvolvimento de um sistema de atmosfera controlada para testar os sensores.
- 4. Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto, alterado e republicado pelo Decreto-lei Nº 202/2012 de 27 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012 de 29 de Outubro e pela Lei nº12/2013 de 29 de Janeiro; Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação Para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf).
- 5. Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido na Linha de Sistemas Moleculares Funcionais do Centro de Física e Investigação Tecnológica (CEFITEC) e Laboratório de Instrumentação, Engenharia Biomédica e Física das Radiações (LIBPHYS), do Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa sob a orientação científica da Professora Doutora Maria de Fátima Guerreiro da Silva Campos Raposo e do Professor Paulo António Martins Ferreira Ribeiro.
- 6. Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá à duração de três meses, com início previsto a 1 de Junho de 2016. O contrato de bolsa poderá ser eventualmente renovado dentro da vigência do projeto. A atribuição da bolsa encontra-se condicionada ao processo de homologação e decisão final de financiamento.
- 7. Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 980€, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores), sendo o pagamento efectuado mensalmente por transferência bancária.
- 8. Métodos de selecção: os métodos de selecção a utilizar serão os seguintes: avaliação curricular e dos documentos especificados em 11, tendo em conta os Requisitos de Admissão especificados em 2. Serão seleccionados para eventual entrevista os candidatos que obtenham uma classificação superior a 15 na avaliação curricular, sendo depois feita a selecção final com base numa valoração de 30% para a entrevista e 70% para a avaliação curricular.
- 9. Composição do Júri de Selecção: Presidente do Júri: Professor Pedro Manuel Vieira; Vogais efetivos: Professora Doutora Maria de Fátima Guerreiro da Silva Campos Raposo (Investigadora do CEFITEC e Prof. Auxiliar da FCT-UNL) e Professor Doutor Paulo António Martins Ferreira Ribeiro (Investigador do CEFITEC e Prof. Auxiliar da FCT-UNL) e
Vogais suplentes: Professora Doutora Maria Adelaide de Jesus (Investigadora do LibPhys e Prof. Catedrática da FCT-UNL), Professor Doutor José Paulo Santos (Investigador do LibPhys e Prof. Associado c/ agregação da FCT-UNL);
- 10. Forma de publicitação/notificação dos resultados: os resultados finais da avaliação serão publicitados através de lista ordenada por nota final obtida e afixada em local visível e público do Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, sendo o(a) candidato(a) aprovado(a) notificado(a) através de email.
- 11. Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 9 a 23 de Maio de 2016.
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos (de preferência em formato PDF): Curriculum Vitae, cópia do certificado de habilitações e outros documentos que o(a) candidato(a) considere relevantes para apreciação (por ex. carta de motivação, carta de referência com contato). As candidaturas deverão ser enviadas exclusivamente por correio eletrónico para o Prof. Pedro Vieira, endereço pmv@fct.unl.pt, com indicação do seguinte assunto: REF. PROJ. ATMOS