Vasco Ribeiro Alumni FCT NOVA concorre a vaga de astronauta de programa parceiro da NASA

10-12-2015

O Engenheiro Vasco Ribeiro, Alumni do Curso de Engenharia Geológica da FCT NOVA é candidato a uma vaga de astronauta-cientista no programa comercial para a observação de nuvens notilucentes - Projecto Possum.

O Projecto Possum, é um projecto desenvolvido em parceria com a agência espacial NASA. A oportunidade de ser astronauta-cientista surgiu com um passatempo: desenhar modelos de simulador de voo e partilhá-los numa página na Internet especializada no assunto. Um dos seus modelos para voos comerciais foi visto por uma pessoa ligada ao Projecto Possum, que convidou Vasco Ribeiro a desenvolver um simulador para treinar a realização de procedimentos de registos das nuvens.

Vasco Ribeiro, participou ainda no curso inaugural de formação de astronauta-cientista na Embry-Riddle Aeronautical University, na Flórida EUA. No curso, alunos de diferentes áreas exploraram conhecimentos sobre as nuvens notilucentes, através de aulas teórica e participam em voos. Foram apenas oito as pessoas a terminarem o primeiro curso, incluindo Vasco Ribeiro.

Para participar num dos voos previstos para Julho de 2017, Vasco Ribeiro procura financiamentos no valor de 140 mil euros. Os custos dos dez voos previstos, cada um com um piloto e um astronauta-cientista, estão avaliados em 1,9 milhão de euros.

Mais informações em:

Engenheiro português concorre a vaga de astronauta de programa parceiro da NASA