Notícias

Notícias

Bolsas do Programa Doutoral Biofísica e Bioquímica das Radiações

15-10-2015

A atual necessidade social de uma investigação avançada em biologia e biofísica da radiação é premente na medida em que as sociedades modernas estão a ser confrontadas com diversas patologias relacionadas com o envelhecimento, o stress oxidativo e cancros de várias origens.

O Programa Doutoral Radiation Biology and Biophysics International Doctoral Training Programme (RaBBiT) oferece uma formação abrangente em todos as vertentes dos efeitos biológicos da radiação, um processo complexo que envolve conhecimentos nas áreas científicas da física, química e biologia. A estrutura do programa inclui dois semestres iniciais com aulas especificamente desenhadas para fornecer uma introdução, e um conjunto de conceitos base, para iniciar trabalho de investigação nas áreas científicas cobertas pelo programa. Nos três anos seguintes  os estudantes executarão um projeto de investigação nas áreas da biologia, química, bioquímica e/ou física relacionada com os efeitos biológicos da radiação, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT/UNL) ou num dos quatro centros de investigação/universidades internacionais parceiras do programa.

O Programa Doutoral Radiation Biology and Biophysics International Doctoral Training Programme (RaBBiT) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT/UNL), foi aprovado no âmbito do Concurso Nacional para Financiamento Competitivo de Programas de Doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia, IP (FCT, IP). No Programa participa a FCT/UNL em consórcio com 4 instituições universitárias de referência na Europa, da Áustria (Universität Innsbruck), do Reino Unido (Queen’s University Belfast e The Open University) e um Centro de Investigação Nacional de Espanha (CSIC).

Informação complementar, incluindo exemplos de temas de investigação, sobre o programa e instituições envolvidas pode ser encontrada em https://sites.fct.unl.pt/rabbit/ .

No âmbito deste Programa Doutoral encontra-se aberto o concurso para a selecção de bolseiros para a atribuição de 5 bolsas de doutoramento individuais mistas (BD) para a edição de 2015.

As bolsas destinam-se a quem satisfaça as condições previstas no n.º 1 do Artigo 30º do Decreto-Lei nº 74/2006, de 24 de março, alterado pelos Decretos-Leis nº 107/2008, de 25 de junho, e 230/2009, de 14 de setembro. A duração da bolsa é anual, prorrogável até ao máximo de quatro anos.

 

Requisitos de admissão / Destinatários

Podem candidatar-se ao presente concurso:

  • Cidadãos nacionais, ou cidadãos de outros estados membros da União Europeia; Cidadãos de estados terceiros, detentores de título de residência válido ou beneficiários do estatuto de residente de longa duração, nos termos previstos na Lei n.º 23/2007, de 4 de Julho, alterada pela Lei nº 29/2012, de 9 de agosto; Cidadãos de estados terceiros com os quais Portugal tenha celebrado acordos de reciprocidade; Cidadãos de estados terceiros, sempre que no respectivo aviso de abertura esteja previsto um método de seleção de entrevista individua;
  • Os critérios de admissão são aqueles dispostos no Regulamento Geral dos Terceiros Ciclos de Estudos da Universidade Nova de Lisboa, em concordância com os regulamentos da FCT/MEC, respeitando os critérios seguintes:

-        Possuir o grau de mestre (segundo ciclo de acordo com as especificações de Bolonha), em Engenharia Física ou Engenharia Biomédica, Química-Física, Química, Bioquímica ou Biofísica e áreas afins;

-        Possuir o grau de licenciado, ou equivalente, atribuído por uma instituição nacional ou internacional de Ensino Superior cujo currículo é considerado como adequado pela Comissão Diretiva do programa; ou,

-        Ser detentor de um currículo académico, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pela Comissão Diretiva do programa.

  • Para além dos critérios mencionados acima, serão ainda tidos em consideração:

-        A demonstração de capacidade, motivação e competências transversais durante o processo de candidatura e entrevista;

-        A experiência anterior, pessoal e científica;

-        As cartas de recomendação apresentadas pelo candidato;

-        Proficiência na língua inglesa, ao nível oral e escrito.

 

 

Duração e local da realização das bolsas

A bolsa tem duração de 12 meses, com início previsto em março de 2016, renovável até ao máximo de quatro anos.

Os trabalhos de investigação serão desenvolvidos nos laboratórios de investigação dos orientadores, nacionais ou internacionais, afiliados ao programa Doutoral.

 

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas

O concurso encontra-se aberto à receção de candidaturas entre 15 de outubro e 30 de novembro de 2015.

As candidaturas devem ser submetidas, obrigatoriamente, através do website (ou portal) do Radiation Biology and Biophysics Doctoral Training Programme (http://sites.fct.unl.pt/rabbit/pages/admission).

 

Avaliação

A seleção e avaliação dos candidatos é da responsabilidade do júri constituído pela Comissão Diretiva do Programa Doutoral em conjunto com a Professora Maria Manuela Marques Araújo Pereira e o Professor Filipe Ribeiro Ferreira da Silva. Depois de selecionadas as candidaturas elegíveis, e numa primeira fase exclusivamente documental, o júri classificará as candidaturas com base na excelência do percurso académico do candidato e sua adequabilidade ao programa Doutoral, as cartas de motivação e de recomendação, entre outros, de acordo com a ponderação abaixo mencionadas. Será elaborada uma lista ordenada de candidatos. Os primeiros dez candidatos serão convidados para uma entrevista individual (presencial ou por videoconferência). A entrevista, que poderá ser realizada em língua inglesa, será conduzida por pelo menos três membros do júri e terá como objectivo avaliar a motivação e a maturidade (científica, social e cultural) dos candidatos, bem como a sua capacidade para completar com sucesso o plano de trabalhos para obtenção do grau de Doutor. Depois da entrevista será elaborada a lista final de candidatos, de acordo com a ponderação dos critérios abaixo especificada. Os cinco primeiros candidatos que obtenham classificação igual ou superior a 75 pontos serão admitidos no programa.

 

Critérios de avaliação e respetiva ponderação:

-        Excelência do percurso académico do candidato – 25%

-        Experiência pessoal (social e cultural) – 10%

-        Carta de motivação – 15%

-        Cartas de recomendação – 5%

-        Experiência nas áreas científicas de interesse do programa Doutoral – 10%

-        Experiência profissional relevante – 10%

-        Entrevista individual – 25%

 

Divulgação dos resultados

Os resultados finais da avaliação serão divulgados na Internet, no portal do programa Doutoral (http://sites.fct.unl.pt/rabbit/). Caso a decisão da concessão da bolsa seja desfavorável, os candidatos poderão pronunciar-se no prazo de 10 dias após a data da divulgação dos resultados, em sede de audiência prévia nos termos previstos no Código do Procedimento Administrativo. Da decisão final pode ser requerido recurso à Comissão Diretiva, no prazo de 15 dias úteis após notificação.

 

Financiamento

As bolsas atribuídas no âmbito do presente concurso serão financiadas por verbas do Orçamento de Estado do Ministério da Educação e Ciência e, quando elegíveis, por verbas do Fundo Social Europeu através do Programa Operacional Potencial Humano do QREN Portugal 2007-2013, de acordo com o estabelecido pela Lei nº 40/2004 de 18 de agosto, alterada pelo Decreto-Lei nº 202/2012 de 27 de agosto e pelo Decreto-Lei nº 233/2012 de 29 de outubro e pela Lei nº 12/2013 de 29 de janeiro e pelo Decreto-Lei nº 89/2013 de 9 de julho (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica), e ainda ao abrigo do Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT/MEC em vigor (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamentos).

AnexoTamanho
edital_bolsas_rabbit_2015_5.pdf180.77 KB