18-09-2015
Palestra por Zach Lieberman, Quinta-feira dia 24 de Setembro, às 15h, no Auditório da Biblioteca da FCT NOVA (Festival PLUNC).
Zach Lieberman tem uma missão simples: ele quer que se sinta surpreendido. Zach cria instalações e performances que combinam interfaces expressivas, orgânicas e fantasiosas com técnicas de magia que exploram o invisível: sombras de mão que tocam música, formas pintadas que saem do papel, voz que se torna visível. Nesta palestra Liebermann explicar a sua prática artística, bem como introduzir as comunidades de openFrameworks e da School of Poetic Computation, dois projectos que ajudou a co-fundar.
Aumentar a capacidade do corpo para comunicar foi sempre o cerne do trabalho de Lieberman. Ele criou instalações - " Remark" e "Hidden Worlds", com interpretações do que a voz pode parecer se for possível ver nosso próprio discurso. Da mesma forma, o concerto "Messa di Voce" ilustrou as músicas abstratas de dois vocalistas com software de visualização interativa. A instalação de Lieberman "Drawn", para pintar formas animadas, recentemente ganhou prémios nas competições da Ars Electronica e CYNETart.
Recentemente, ajudou a criar efeitos visuais para a fachada do novo Museu Ars Electronica, escreveu software de realidade aumentada, e ajudou a desenvolver um eye tracker para ajudar um artista de graffiti paralisado a desenhar novamente. Lieberman é co-criador do openFrameworks, uma biblioteca open source em C++ para programação criativa, lecionando na Parsons School of Design.
Saber mais em:
Mais informações em:
Mestrado Integrado em Engenharia Informática
Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores