Notícias

Notícias

MiMa - formas divertidas e menos convencionais de aprender Matemática

29-07-2015

MiMa - formas divertidas e menos convencionais de se aprender Matemática

A matemática pode ser ensinada aos mais novos de uma forma não-convencional, recorrendo a novas metodologias, capazes de transformar esta disciplina em algo atrativo, sedutor e potenciador de auto-confiança.

A FCT  NOVA, em parceria com a Universidade de Perugia (Itália), o Museu Mathematikum (Alemanha), a Universidade Eotvos Lorand (Hungria) e a Universidade de Sheffield-Hallam (Reino Unido), vai coordenar o evento nacional de divulgação do projeto europeu MiMa – Mathematics in the Making que se realizará no próximo dia 02 de setembro, no auditório da Biblioteca da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, pelas 17:30.

Este projeto, iniciado em dezembro de 2013, conta com a participação de mais de 500 alunos portugueses do 1º ciclo, com idades compreendidas entre os 8 e os 10 anos, e respetivos professores das escolas:

Agrupamento de Escolas Agostinho da Silva - Casal de Cambra
Agrupamento de Escolas Nun'Álvares – Seixal
Agrupamento de Escolas nº 4 de Odivelas (alunos de Ensino Especial)
Colégio Salesianos de Lisboa - Lisboa
Colégio do Vale - Almada
Escolinha do Campo - Azeitão
Externato "O Barquinho" – Almada
Jardim Escola João de Deus de Alvalade - Lisboa
Jardim Escola João de Deus da Estrela - Lisboa
Jardim Escola João de Deus de Odivelas – Lisboa
Jardim Escola João de Deus dos Olivais - Lisboa.

Para tal, o projeto MiMa focou-se no desenvolvimento de atividades práticas na área da matemática, pretendendo envolver os alunos na conceção, implementação e avaliação, tendo recorrido à criação de uma metodologia comum acordada entre os vários parceiros. Os elementos didáticos produzidos no decurso do projeto, nomeadamente manuais, lições em vídeo e restantes materiais de apoio encontram-se disponíveis em:

Mathematics in the Making