Notícias

Notícias

Programa CMU Portugal Apoia Arranque de Projetos com Elevado Potencial de Impacto

12-11-2013

Com o objetivo de apoiar o arranque de novas iniciativas com elevado potencial de impacto e relevância estratégica, o Programa Carnegie Mellon Portugal, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, tem aberta até 18 de dezembro de 2013 uma linha de financiamento para projetos exploratórios, designados por Early Bird. Estão disponíveis aproximadamente 300 mil euros, para financiar cinco a dez projetos, por um período máximo de 18 meses.

Segundo João Claro, diretor nacional do Programa CMU Portugal, este é mais um passo muito importante para a parceria, e mais uma demonstração do progresso no cumprimento da sua missão. “Depois da renovação do Programa por mais cinco anos, no final de 2012, esta é a segunda linha de financiamento que disponibilizamos aos nossos investigadores”, salienta João Claro, acrescentando que “as candidaturas às Iniciativas Empreendedoras de Investigação, a primeira linha de financiamento que o Programa abriu, para apoiar projetos de investigação com uma duração de quatro anos, estão neste momento em processo de avaliação”. 

Com mais esta iniciativa, “o Programa pretende impulsionar o arranque de novos projetos em ciência e tecnologia que contribuam para colocar Portugal na linha da frente da inovação em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)”, reforça João Claro. Em relação ao tipo de projetos a apoiar, João Claro explica que os Early Bird podem vir a ser “a criação de novas linhas colaborativas de investigação, a realização de diferentes atividades de comercialização de tecnologia, ou o impulsionar de atividades educativas inovadoras ao nível da pós-graduação, entre outras”. Algumas das características mais valorizadas nestes projetos vão ser “a adoção de uma perspetiva multidisciplinar, a participação das empresas, o cofinanciamento, ou a inclusão de jovens investigadores na equipa”, explica.

Os projetos Early Bird vão apoiar equipas compactas de investigadores de instituições portuguesas e da Carnegie Mellon University (CMU), em conjunto com parceiros empresariais, no lançamento de novas atividades com elevado potencial de impacto e relevância estratégica para os futuros contextos tecnológicos e económicos internacionais. Por este motivo, os projetos devem apresentar uma estratégia bem definida para atingir uma escala significativa, bem como para a capitalização de apoios e parceiros.

Para mais informações consulte: www.cmuportugal.org.