25-07-2012
A caracterização de materiais é tão diversa quanto a variedade de materiais existentes e as suas aplicações. Materiais cerâmicos, metálicos, poliméricos, materiais para a eletrónica e microeletrónica, biomateriais, nanomateriais, materiais compósitos e materiais inteligentes, são utilizados nas mais diversas aplicações, que vão desde a Construção Civil e Obras Públicas até à Medicina, passando pelas Indústria Automóvel e Aeroespacial e de Telecomunicações, entre muitas outras.
Tal diversidade, em conjunto com os avanços da ciência e das tecnologias de produção/transformação, e as exigências da sociedade atual, conferem à caracterização de materiais um destaque incontornável. O recurso às diversas técnicas disponíveis é indispensável na investigação e desenvolvimento de novos materiais e suas aplicações.
Igualmente, a nível industrial, a caracterização de materiais é crítica para o controlo de processos de fabrico, produtos finais e ainda na perspetivação e avaliação do comportamento dos materiais durante o seu período de vida útil.
Dependendo do material, processo de fabrico e utilização, as solicitações são diversas e vão das propriedades mecânicas às elétricas, físicas, químicas, óticas, etc. A caracterização dos materiais tem evoluído num processo interativo entre as necessidades de inovação, e os avanços nos processos de fabrico e nas tecnologias de caracterização.
Nesse sentido, estas jornadas (http://eventos.fct.unl.pt/jncm2012/ ), pretendem ser uma cimeira interdisciplinar, a qual transcende os domínios publico, privado, institucional, industrial ou académico. Serão apresentados e discutidos os mais recentes avanços nas diversas técnicas disponíveis para caracterizar os diferentes tipos de materiais.
Esperamos encontrá-lo na Caparica.
A Comissão Organizadora
Maria Teresa Cidade
(Chairperson)