Notícias

Notícias

Seminário CENSE | 17 de Janeiro de 2011 | 10h30-12h00

13-01-2011

"Using the bioeconomic approach to check the quality of the narratives used to deal with sustainability"

 

Mario Giampietro (Instituto de Ciências e Tecnologias Ambientais - Universidade Autónoma de Barcelona)

 

"Social metabolism and ecological distribution conflicts"

 

Joan Martínez-Alier (Instituto de Ciências e Tecnologias Ambientais - Universidade Autónoma de Barcelona)

 

As economias ocidentais cresceram sem precedentes no último século, a par com uma intensificação da utilização e extracção de recursos, frequentemente originários de territórios distantes. Estas dinâmicas de gestão dos recursos estão na origem de conflitos de distribuição ecológica, que tendem a acentuar-se à medida que os recursos se tornam mais escassos. Em resposta a esta tendência são frequentemente apresentadas, com optimismo, diversas propostas - desde inovações tecnológicas como os biocombustíveis, até alterações ao modo de viver e produzir, como acontece na permacultura. Importa discutir em que medida cada uma destas opções tem realmente o potencial de nos encaminhar para sociedades mais sustentáveis e quais os compromissos que lhes estão associados.

 

Mario Giampietro é professor investigador ICREA no Instituto de Ciências e Tecnologia Ambiental da Universidade Autónoma de Barcelona e desenvolve investigação sobre avaliação integrada da sustentabilidade. Utilizando conceitos derivados da Teoria de Sistemas Complexos, desenvolveu uma abordagem científica inovadora - a Análise Integrada Multi-Escala do Metabolismo da Sociedade e do Ecossistema (MuSIASEM) - que pode ser utilizada para integrar distintas narrativas utilizadas em análises quantitativas. Esta abordagem torna possível gerar representações quantitativas da viabilidade e utilidade dos padrões de metabolismo das sociedades modernas, através da utilização simultânea de variáveis técnicas, económicas, demográficas, sociais e ecológicas, definidas em diferentes níveis hierárquicos e escalas. É autor de numerosas publicações, sendo o seu último livro intitulado "The Biofuel Delusion: the Fallacy behind large-scale Agro-biofuels production" (2009).

 

Joan Martinez-Alier é professor catedrático do Departamento de Economia e História Económica da Universidade Autónoma de Barcelona. A sua investigação abrange as áreas de estudos agrários, economia ecológica e ecologia política, com especial incidência nas questões de distribuição global. Mais recentemente, tem vindo a promover o debate e investigação sobre o conceito de "degrowth". É uma personalidade de referência na área da "economia ecológica". Foi membro fundador e presidente da Sociedade Internacional de Economia Ecológica. É editor da revista Ecología Política e autor de numerosas publicações, incluindo o livro "The Environmentalism of the Poor: A Study of Ecological Conflicts and Valuation" (2003). Em 2010 foi galardoado com o prémio Kenneth Boulding da Sociedade Internacional de Economia Ecológica (ISEE).

 

Ver poster