Alunos da NOVA vencem Prémio Inovação

27-07-2009

O projecto "emOve Corporation", vencedor do Prémio Inovação EDP Richard Branson, que distingue propostas energéticas inovadoras na área das Clean Tech, foi desenvolvido por Inês Sampaio, Miguel Caetano, Pedro Balas e Tiago Rodrigues,
Esta equipa de alunos da UNL e do IST pretende desenvolver uma tecnologia que permita transformar a energia do movimento (como andar ou correr) em energia eléctrica, através de um gerador esférico portátil.
Após um processo de refinação, esta tecnologia tem potencialidades para ser aplicada ao mercado da energia das ondas, uma área ainda inexplorada e com um enorme potencial.
Este projecto já tinha sido premiado no Concurso de ideias E-Teams, por ocasião do
E-Day – Dia do Empreendedorismo da Universidade Nova de Lisboa, realizado em Outubro passado na Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNL. Nessa altura, concorreu com o nome CHARENVI, e classificou-se em 3.º lugar. Mais recentemente, e com a designação de EMOOVE, este mesmo projecto alcançou o 2.º lugar na 1.ª Edição do Nova Idea Competition, concurso de empreendedorismo para alunos da UNL.
Esta foi a 1.ª edição do Prémio Inovação EDP Richard Branson, que pretende ser um incentivo ao empreendedorismo na área do ambiente.
O prémio, no valor de 50 mil euros, deverá ser aplicado na constituição de uma empresa que implemente o projecto, conforme previsto no regulamento.